Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

OMC aprova provisoriamente orçamento para 2020

A Organização Mundial do Comércio (OMC) aprovou hoje "provisoriamente" o orçamento de 2020, evitando um bloqueio do funcionamento após os Estados Unidos terem ameaçado suspender a sua contribuição em protesto contra o órgão de resolução dos diferendos comerciais.

OMC aprova provisoriamente orçamento para 2020
Notícias ao Minuto

19:41 - 05/12/19 por Lusa

Economia Organização Mundial do Comércio

"Posso confirmar que a comissão orçamental aprovou hoje o orçamento da OMC para 2020", disse à AFP o porta-voz da organização, Keith Rockwell.

O porta-voz disse que a "decisão final deve ser tomada durante a reunião da próxima semana do conselho geral" e avançou que os membros da comissão orçamental aprovaram uma proposta de orçamento com um montante total de 197 milhões de francos suíços (179 milhões de euros).

O orçamento anual da OMC, que deve ser aprovado por consenso, é financiado por contribuições dos membros da organização, calculado tendo em conta o peso de cada um no comércio internacional, o que faz dos Estados Unidos o principal financiador (cerca de 12%).

Segundo informações dos 'media' norte-americanos e suíços, Washington estaria a ponderar congelar o seu contributo financeiro, deixando pairar a incerteza sobre o futuro da OMC que tem cerca de 650 funcionários.

De acordo com fonte próxima das conversações em Genebra, estão previstos cortes orçamentais significativos, incluindo nos fundos destinados ao órgão de recurso no sistema de resolução de diferendos da OMC, que tem suscitado muitas críticas dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório