Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Redução tarifária aumentou viagens de comboio do Tâmega e Sousa ao Porto

O Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) provocou no Tâmega e Sousa um "aumento significativo" nas viagens de comboio entre a região e o Porto, segundo a Comunidade Intermunicipal (CIM).

Redução tarifária aumentou viagens de comboio do Tâmega e Sousa ao Porto
Notícias ao Minuto

18:55 - 05/12/19 por Lusa

Economia Transportes

"No caso do passe CP CIM Tâmega e Sousa para os utentes do transporte público ferroviário de passageiros, operado pela CP [em vigor desde julho], registámos um aumento significativo da procura, assente, sobretudo, na assinatura combinada Andante e CP CIM do Tâmega e Sousa", refere aquela comunidade intermunicipal numa posição enviada hoje à Lusa.

Nos 11 municípios daquele território, os utilizadores do serviço regional e do serviço urbano, na Linha do Douro, passaram a pagar 40 euros pelo título mensal, no caso de uma assinatura monomodal da CP, ou 50 euros, numa assinatura combinada Andante e CP CIM do Tâmega e Sousa, que permite viajar de comboio na área geográfica do Tâmega e Sousa, mas também no sistema intermodal Andante, na Área Metropolitana do Porto.

Também na assinatura do serviço regional da CP, segundo a CIM, ocorreu "um crescimento assinalável de títulos apoiados no âmbito do PART do Tâmega e Sousa".

Já no transporte público rodoviário de passageiros, implementado desde maio, "houve um ligeiro aumento do número de títulos apoiados pelo PART do Tâmega e Sousa".

A CIM refere, por outro lado, que a implementação do PART em 2020, nomeadamente quanto às medidas previstas, vai depender "da dotação financeira que vier a ser atribuída pelo Estado, com a agravante de o Orçamento de Estado, pelas razões já conhecidas, ainda não se encontrar aprovado".

Refere, também, que a dotação atribuída em 2019 "permitiu apenas a concretização do passe rodoviário e ferroviário", indicando que, "neste momento", a CIM apenas pode "assegurar a manutenção desta medida".

"A manter-se a dotação e em função dos dados resultantes da execução daquele programa, esta poderá não ser suficiente para os próximos 12 meses", acrescenta a comunidade.

O PART atribuiu à Autoridade de Transportes do Tâmega e Sousa 1,8 milhões de euros para aplicação em medidas de redução das tarifas dos transportes públicos coletivos da região.

Das medidas inicialmente previstas, duas no âmbito do apoio à redução tarifária nos transportes públicos coletivos e duas para o aumento da oferta de serviço e para extensão da rede, só uma foi efetivamente concretizada, que passou pela criação do Passe CIM Tâmega e Sousa, com diferenciação de valores entre passes urbanos, municipais, intermunicipais e inter-regionais.

Para as restantes três medidas, lamenta a CIM, "os diversos constrangimentos verificados ao longo deste primeiro ano de implementação do PART redundaram na inviabilização da aplicação das mesmas".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório