Meteorologia

  • 22 JANEIRO 2020
Tempo
MIN 7º MÁX 13º

Edição

Concessão de crédito em Moçambique acelera para 6,7% em 2020

A consultora Fitch Solutions considerou hoje que a concessão de crédito pelos bancos moçambicanos vai acelerar de 5,8% este ano para 6,7% em 2020, menos de metade da média de 14,2% entre 2010 e 2018.

Concessão de crédito em Moçambique acelera para 6,7% em 2020
Notícias ao Minuto

13:49 - 05/12/19 por Lusa

Economia Fitch

"No seguimento das contrações de 2017 e 2018, prevemos que os empréstimos aos clientes dos bancos em Moçambique acelere de 5,8% este ano para 6,7% no próximo ano", lê-se numa nota sobre o setor bancário.

Na nota, enviada aos clientes e a que a Lusa teve acesso, os analistas escrevem que esperam que esta evolução se dê num contexto de "política monetária acomodatícia e uma inflação relativamente baixa, que deverão sustentar o crescimento da procura de crédito".

No entanto, concluem, "a má qualidade dos ativos dos bancos e os elevados empréstimos ao Estado vão continuar a limitar a emissão de crédito para o setor privado no curto prazo".

Estimando que a inflação deverá subir de 2,8% este ano para 5,1% em 2020, a Fitch Solutions avisa que "o ambiente ainda difícil para os empréstimos vai agir como um constrangimento a curto prazo na vontade dos bancos de fazerem empréstimos", já que o escândalo das dívidas ocultas, em 2016, e o consequente abrandamento da economia, dificultou o pagamentos dos empréstimos e baixou a qualidade dos ativos bancários no país.

"Isto refletiu-se no rácio do crédito mal parado face ao total, que subiu de uma média de 4% entre 2013 e 2016, para 11,3% em fevereiro deste ano", escrevem os analistas, concluindo que os efeitos dos ciclones no setor agrícola, que emprega mais de 70% da força de trabalho, "vai pesar ainda mais na qualidade dos ativos nos próximos trimestres, mantendo os bancos cautelosos na avaliação de novos créditos ao setor privado".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório