BCE supervisiona filiais UBS, JP Morgan, Morgan Stanley e Goldman Sachs

O Banco Central Europeu (BCE) vai supervisionar diretamente as filiais dos bancos suíço UBS e norte-americanos J.P. Morgan, Morgan Stanley e Goldman Sachs em 2020 depois da transferência resultante do 'Brexit', foi hoje anunciado.

Banqueiros nacionais reuniram-se com BCE para preparar a supervisão única

© Reuters

Lusa
04/12/2019 13:24 ‧ 04/12/2019 por Lusa

Economia

Banca

O BCE informou hoje que o número de bancos que vai supervisionar diretamente a partir de 01 de janeiro de 2020 baixa para 117, contra 119 este ano, devido às novas estruturas de alguns bancos, à retirada de licenças, transferências devido ao 'Brexit' e alterações dos regulamentos.

Ainda que o número de instituições significativas tenha caído, os bancos que o BCE vai supervisionar são maiores e mais complexos, na medida em que os grupos bancários se consolidam ou transferem as atividades do Reino Unido para a zona euro.

O banco lituano Akciné bendrové Siauliu bankas, que vai passar a ser supervisionado pelo BCE a partir de 2020, foi classificado de significativo depois de converter-se na terceira maior entidade de crédito da Lituânia.

Devido ao 'Brexit', espera-se que quatro bancos aumentem as suas atividades e por isso serão supervisionados diretamente pelo BCE, designadamente o UBS Europe SE, o J.P. Morgan AG, o Morgan Stanley Europe Holding e o Goldman Sachs Bank Europe.

Um novo grupo bancário liderado pela Cassa Centrale Banca-Credito Cooperativo Italiano, que se formou em Itália resultante do processo de consolidação dos bancos cooperativos, também foi classificado como significativo porque os ativos superam 30.000 milhões de euros.

O BCE assumiu a supervisão do AS PNB Banka, a pedido das autoridades letãs de supervisão financeira e dos mercados de capital, e posteriormente declarou que estava "falido ou possivelmente em falência".

Dos nove bancos vão deixar de ser supervisionados diretamente pelo BCE, cinco são sucursais de bancos significativos e foram retirados da lista de bancos que o banco central supervisiona, ainda que sejam inspecionados como parte do grupo bancário a que pertencem, designadamente Luminor Bank AB, Luminor Bank AS e sucursais do Barclays Bank na Alemanha, França e Itália.

O BCE deixou de supervisionar três bancos, seguindo uma diretiva que o dispensa de fazê-lo a bancos de desenvolvimento, que são Landeskreditbank Baden-Württemberg-Förderbank, Landwirtschaftliche Rentenbank e NRW.BANK.

O BCE também retirou a licença ao ABLV Bank Luxembourg.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas