Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Japão aprova acordo com EUA que reduz taxas agrícolas e industriais

O parlamento japonês aprovou hoje o novo acordo comercial com os Estados Unidos, que reduz tarifas de produtos agrícolas e industriais, abrindo caminho para sua entrada em vigor no início de 2020.

Japão aprova acordo com EUA que reduz taxas agrícolas e industriais
Notícias ao Minuto

06:18 - 04/12/19 por Lusa

Economia Japão

O acordo alcançado em setembro pelo primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, prevê que o Japão reduza ou elimine tarifas sobre produtos agrícolas norte-americanos no valor de 7,2 mil milhões de dólares (6,5 mil milhões de euros), incluindo uma redução gradual de tarifa de carne bovina de 38,5% para 9%.

Outros produtos, como carne de porco, vinho e queijo também terão maior acesso ao mercado japonês, colocando os Estados Unidos em igualdade de condições face aos países signatários conhecidos como TPP-11, como Canadá e Austrália.

Trump promoveu o acordo como uma maneira de reduzir o défice comercial maciço do seu país com o Japão e ir ao encontro dos interesses dos agricultores norte-americanos, que estavam em desvantagem face aos seus concorrentes internacionais, após a decisão de Washington de abandonar unilateralmente o pacto.

O acordo comercial bilateral foi aprovado, mas não sem críticas dos parlamentares japoneses da oposição (o partido no poder de Abe tem maioria nas duas casas), uma vez que o pacto não inclui a eliminação da tarifa de 2,5% sobre os carros japoneses exportados para os EUA, algo que estava incluído no TPP original.

Após a entrada em vigor do acordo, os dois países acordaram prosseguir com o diálogo para se iniciarem negociações adicionais nos quatro meses seguintes à sua implementação, com o objetivo de abordar outros setores não incluídos no atual compromisso, como é o caso do imposto sobre veículos mencionado, o objetivo principal de Tóquio.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório