Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

EBA aconselha sobre serviços bancários por canais digitais

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) divulgou um conjunto de recomendações para os consumidores se salvaguardarem na escolha e contratação de produtos ou serviços bancários por canais digitais, informou hoje o Banco de Portugal.

EBA aconselha sobre serviços bancários por canais digitais
Notícias ao Minuto

19:26 - 03/12/19 por Lusa

Economia Banca

Numa infografia hoje divulgada, a EBA recomenda que, antes de escolher um serviço ou produto bancário, os consumidores identifiquem as suas necessidades financeiras, recolham informações sobre os serviços e as leiam atentamente, verifiquem se os serviços se adequam às suas necessidades e capacidade financeira e comparem ofertas de diferentes prestadores de serviços bancários.

No momento de celebração do contrato para um serviço específico, a EBA aconselha que os consumidores leiam e compreendam os termos e as condições de um produto ou serviço num momento prévio à assinatura do contrato, "prestando especial atenção à informação sobre comissões e encargos".

A entidade europeia aconselha também os consumidores a adotarem procedimentos que minimizem riscos de segurança associados ao ambiente digital e que conheçam "os mecanismos aos quais podem recorrer sempre que considerem que os seus direitos não foram observados".

A EBA salienta ainda que os consumidores devem apresentar uma reclamação se considerarem que os seus direitos lhes foram negados, indicando que, "em primeiro lugar", devem "tentar resolver o problema, escrevendo diretamente ao prestador".

O Banco de Portugal adianta que, com a publicação desta infografia, "a EBA visa dar cumprimento às prioridades que definiu no roteiro para as 'fintech' (empresas tecnológicas financeiras), publicado em março de 2018".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório