Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Guerra comercial e incerteza política são "grandes riscos" em 2020

A seguradora Crédito y Caución considerou hoje que a escalada da guerra comercial, a incerteza da política comercial e o abrandamento descontrolado da China são os principais "grandes riscos globais" em 2020.

Guerra comercial e incerteza política são "grandes riscos" em 2020
Notícias ao Minuto

14:10 - 02/12/19 por Lusa

Economia Seguradora

Segundo a Crédito y Caución, outros dos "grandes riscos globais", que ameaçam a solidez do crescimento e o comércio mundial no próximo ano, são uma política monetária desajustada e o aumento do preço do petróleo.

Em relação à escalada da guerra comercial, a seguradora refere que existe um "risco importante" dos Estados Unidos abrirem uma segunda frente da guerra comercial contra a União Europeia (UE), o México e os países asiáticos, que apresentam um excedente em conta corrente com os EUA, quando Washington decidir, em breve, por questões de segurança nacional, a imposição de tarifas às importações de automóveis e componentes.

A medida provocaria represálias dos parceiros comerciais, gerando a segunda grande escalada na guerra comercial no espaço de poucos meses, defende a Caución y Crédito.

Como segundo "grande risco" para o crescimento em 2020, a seguradora considera a incerteza, que influencia fortemente o comportamento económico das empresas e das famílias, entendida como a dificuldade em prever a evolução da economia, e afetará outros acontecimentos como o 'Brexit' ou a crise institucional na Itália.

Referindo-se ao terceiro fator desestabilizador da economia mundial, a seguradora refere as dúvidas sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China, defendendo que "a guerra comercial atingiu o país asiático num mau momento".

"A China lida com os elevados níveis de endividamento das empresas estatais e das administrações locais e com uma desaceleração controlada, enquanto caminha para uma economia baseada em mais consumo e menos investimento", refere a seguradora, considerando que "a guerra comercial aumentou o risco de uma desaceleração do PIB da China fugir ao controlo das autoridades e afetar diretamente a economia mundial, dada a dimensão da economia chinesa".

Até agora, as autoridades chinesas fizeram frente à guerra comercial usando medidas de política monetária e fiscal e permitindo uma ligeira desvalorização da moeda, adianta.

Outra fonte de riscos para o crescimento é o impacto de uma estratégia incorreta por parte da Reserva Federal norte-americana, afirma a seguradora, considerando que em dezembro de 2018, viveram-se turbulências financeiras globais resultantes do peso que têm as decisões desta organização em todo o mundo.

A possível recuperação dos preços do petróleo encerra a lista de "grandes riscos" para 2020 da Crédito e Caución que defende que uma escalada nas tensões no Médio Oriente poderia conduzir ao aumento dos preços do petróleo que, a perdurar, reduziria o crescimento do PIB mundial.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório