Seis assuntos que pode tratar através do portal da Segurança Social

Atualmente já é possível tratar de vários assuntos através do portal da Segurança Social, evitando ter de se deslocar

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
01/12/2019 07:00 ‧ 01/12/2019 por Notícias ao Minuto

Economia

Segurança Social

Já lá vai o tempo em que era necessário perder uma manhã ou várias horas na Segurança Social para resolver um problema, uma vez que atualmente já é possível fazer vários serviços através da Internet, nomeadamente através do portal do organismo.

De acordo com o ComparaJá.pt, há pelo menos seis assuntos que pode tratar através do site, sem ter de se deslocar a um estabelecimento da Segurança Social: 

  1. Conta corrente - "No portal da Segurança Social Direta pode tratar de assuntos relacionados com a sua conta corrente relativos a pagamentos e recebimentos da entidade. Pode tomar conhecimento da sua situação contributiva, consultar se tem dívidas ou processos em execução fiscal e efetuar o pagamento das mesmas. Nesta secção pode ainda consultar e alterar autorizações de débito direto, alterar a conta bancária e consultar ou emitir declarações de pagamento, entre outros assuntos relacionados com a sua situação contributiva."
  2. Família - "O portal da Segurança Social também lhe dá a possibilidade de tratar de assuntos relacionados com o abono de família, tais como o pedido de declaração de escalão, solicitação de abono pré-natal e ainda tratar de questões relacionadas com o subsídio de parentalidade e outras prestações de que possa beneficiar."
  3. Emprego - "Nesta secção tem acesso ao seu histórico de remunerações declaradas pelos empregadores. Pode ainda emitir a declaração de subsídio de desemprego e consultar o estado da sua atividade no caso de ser trabalhador independente."
  4. Doença - "Também é possível tratar de assuntos relacionados com doença, nomeadamente emitir declaração para subsídio e obter Cartão Europeu de Seguro de Doença."
  5. Ação Social - "Nesta secção pode solicitar apoios sociais, comunicar frequências mensais de utentes e consultar as prestações familiares de crianças e/ou jovens que estejam a cargo de instituições."
  6. Pensões - "Por fim, é ainda possível aceder a simuladores de pensões, requerer pensão de velhice, bem como consultar o estado do pedido, consultar remunerações anuais declaradas por empregadores e ainda tratar de assuntos relacionados com Certificados de Reforma."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas