Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Termina hoje o prazo para pagar a última prestação do IMI

Os contribuintes com um Imposto Municipal sobre Imóveis superior a 100 euros e que optaram por pagá-lo faseadamente podem liquidar a última prestação até este sábado.

Termina hoje o prazo para pagar a última prestação do IMI
Notícias ao Minuto

07:00 - 30/11/19 por Notícias ao Minuto

Economia IMI

Com novembro a terminar, termina também o prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para aqueles cujo valor é superior a 100 euros e optam por efetuar a liquidação em prestações. 

Em causa, sublinhe-se, está a segunda prestação do IMI para os proprietários de imóveis cujo valor patrimonial supera os 100 euros, mas é inferior a 500 euros, e a terceira prestação quando se trata de contribuintes que são chamados a pagar mais de 500 euros por ano. 

IMI incide sobre o valor patrimonial dos imóveis, sendo que, no caso dos urbanos, a taxa do imposto é fixada anualmente pelas autarquias num intervalo entre 0,3% e 0,45%.

Cabe também às autarquias a decisão de atribuir um desconto no imposto às famílias com dependentes, que é de 20 euros quando haja um dependente; de 40 euros quando há dois e de 70 euros quando são três ou mais dependentes.

Estará a pagar imposto a mais?

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) recomenda que os portugueses simulem os seus casos em particular, de modo a perceber se estão (ou não) a pagar a mais. 

Se agora já não faz diferença, as boas notícias podem chegar no próximo ano. Se acha que está a pagar mais do que aquilo que deve - pode simular aqui - peça uma nova avaliação da sua casa. 

Em média, sublinhe-se, as poupanças reveladas pelo simulador DECO rondam os 78 euros. Faro, Setúbal, Vila Real, Santarém e Açores destacam-se, com poupanças médias acima dos 80 euros.

Porém, só é possível pedir novas avaliações de três em três anos. Se o fez em 2017 ou 2018, ainda não o pode fazer este ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório