Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Reciclar não é suficiente. 15 formas de reduzir a sua pegada ambiental

Apenas 9% dos plásticos são reciclados. E nós podemos fazer mais - com pequenas atitudes no nosso dia-a-dia.

Reciclar não é suficiente. 15 formas de reduzir a sua pegada ambiental
Notícias ao Minuto

09:32 - 28/11/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Reciclar

Os especialistas no meio ambiente exigem e apelam, cada vez mais, à redução da utilização do plástico e os motivos são compreensíveis: a acumulação deste material nos oceanos, nos países mais pobres e até mesmo no corpo dos animais e dos humanos é cada vez mais evidente. 

A questão da reciclagem não é suficiente, uma vez que apenas uma percentagem de 9% dos plásticos são reciclados, de acordo com o Guardian

Uma redução significativa da utilização do plástico requer alterações mais profundas, com o compromisso de governos, mas há pequenas atitudes que cada um de nós pode ter para alterar esta realidade. 

O jornal britânico Guardian reuniu 15 dicas e deixa uma sugestão para quem achar que são recomendações a mais: coloque de parte todo o plástico que utiliza durante um mês e faça uma analise. Deixe de comprar ou utilizar aquilo que não é necessário.

1. Leve de casa uma garrafa, talheres ou saco reutilizável - E, além de os levar consigo, certifique-se que os utiliza durante o máximo de tempo possível. Certifique-se que lhes está a dar um tempo de vida correspondente à quantidade de recursos que foram necessários para os criar.

2. Diga 'não' à tampa do copo de café - Talvez em Portugal esta dica não se aplique muito, mas convém recordar. Sabe aqueles copos de café descartáveis de café que vêm com uma tampa de plástico? Recuse-as. Se for possível, opte sempre por beber em copo de cerâmica ou material semelhante, assim evita o desperdício. 

3. Se for possível, opte por produtos em vidro. E recicle-os - O Guardian escreve que, mesmo que a reciclagem dos plásticos esteja a falar, a reciclagem deve ser sempre uma prioridade. Além disso, os produtos em vidro e alumínio têm uma taxa de reciclagem superior e o vidro é mais eficiente para a reutilização. 

4. Opte por comer no restaurante, ao invés de pedir take-away - A não ser que leve os seus recipientes de casa, comer no restaurante é sempre mais sustentável do que o serviço take-away, porque evita o desperdício de plásticos ou outros materiais utilizados no transporte da comida. 

5. Se o fizer, diga ao restaurante que não quer utensílios de plástico - Esta é uma opção em algumas aplicações de entrega de comida ao domicílio. 

6. Opte por produtos com menos embalagem - Escolha produtos frescos para os seus lanches e refeições para evitar embalagens de plástico individuais. Além disso, opte por comprar à unidade ao invés de comprar maças em sacos, limões embalados ou chá em pacotes de plástico. Há sempre uma alternativa. 

7. Compre a granel e leve os seus próprios sacos - De pano ou outro material semelhante que permita que os mesmos sejam utilizados mais do que uma vez, de preferência. 

8. Use barras de sabão - Nenhuma novidade para os mais velhos, uma vez que esta é uma solução antiga. Há barras que substituem o champô, o gel de banho, o gel de barbear e entre outros. Há várias lojas onde pode fazer estas compras. Se quer dar um benefício extra ao ambiente evite utilizar o oleo de palma. 

9. Utilize uma navalha para substituir as lâminas individuais - No início pode parecer uma despesa elevada, mas a verdade é que acaba por compensar com o tempo. 

10. Prefira uma escova em bambu ou com a 'cabeça' substituível - Estas alternativas às escovas de dentes de plástico 'tradicionais' já existem nos supermercados, porque é um mercado que está a crescer muito rapidamente. Evita, pelo menos, desperdiçar o cabo de plástico da escova, de cada vez que muda.

11. Compre detergentes concentrados que possam ser misturados com água num recipente reutilizável - Pode encontrá-los na forma de pó, gel ou líquido. 

12. Escolha sumos congelados e concentrados, ao invés dos que vêm em garrafas de plástico - Em Portugal este ainda não é um produto muito utilizado, mas 'lá fora' é uma alternativa. Se os encontrar nos supermercados, saiba que são uma alternativa mais sustentável.  

13. Não compre garrafas de água de plástico -  Poupa o ambiente e a sua carteira. "A água engarrafada não é mais segura do que a da torneira filtrada, mas o setor não precisa de divulgar os resultados dos testes que faz", diz a organização Environmental Working Group, citada pelo Guardian.

Há várias opções de filtros de água potável à venda. Porém, um artigo da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (2017) revela que na "água da rede pública, o uso dos filtros é dispensável e até pode potenciar o desenvolvimento de microrganismos indesejáveis". Pode consultar o site da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, disponível aqui, para conhecer a percentagem de água segura no seu concelho. 

14. Compre menos roupa ou, se o fizer, compre em segunda mão. Lave-as menos vezes - A maioria das roupas contém fibras sintéticas feitas de plástico que, ao serem lavadas, são eliminadas e colocadas a circular em cursos de água

15. Se fizer compras online, junte o máximo de itens de que precisar - O objetivo é receber em casa menos envelopes de plástico. Saiba também que ao optar por um tempo de envio mais demorado está a reduzir a pegada climática da sua compra. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório