OE2019: DGO divulga hoje execução orçamental até outubro

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a síntese de execução orçamental até outubro, depois das administrações públicas terem registado um excedente de 2.542 milhões de euros até setembro, em contabilidade pública.

impostos, taxas, contribuintes, finanças, contribuição, IRS, IVA

© iStock

Lusa
26/11/2019 06:13 ‧ 26/11/2019 por Lusa

Economia

OE2019

O excedente até setembro corresponde a uma melhoria de 1.231 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado, explicada pelo crescimento da receita de 4,8%, superior ao da despesa, que foi de 2,9%.

Nos primeiros nove meses do ano, a receita fiscal do subsetor Estado aumentou 1,3 mil milhões de euros, mais de 4% face ao período homólogo, impulsionada pelo IVA, ISP e IRS.

No lado da despesa, a primária cresceu 4,2% "influenciada pelo crescimento recorde da despesa do SNS [Serviço Nacional de Saúde] em 6,4%", conforme informou o Ministério das Finanças, tendo a despesa com salários aumentado 4,6%, a refletir o processo de descongelamento faseado das carreiras entre 2018 e 2020.

A DGO também deverá hoje divulgar o valor das cativações até setembro.

Os últimos dados divulgados em agosto, mostraram que as cativações, que procuram essencialmente controlar a dinâmica de crescimento da despesa, fixaram-se em 582,1 milhões de euros até junho, sendo "inferiores" ao registado em igual período do ano anterior.

Foi o Orçamento do Estado para 2018 que definiu que o Governo passasse a divulgar informação detalhada sobre a utilização de cativações, numa publicação trimestral, até que entre em vigor a nova Lei de Enquadramento Orçamental (LEO), passando depois a ser feita mensalmente.

O saldo orçamental em contabilidade pública é apurado pela DGO e tem em conta o registo de entrada e saída de fluxos de caixa, enquanto o saldo orçamental em contas nacionais, na ótica dos compromissos, que interessa a Bruxelas, é apurado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que divulgou um défice de 0,8% do PIB (789,3 milhões de euros), no primeiro semestre do ano.

No projeto orçamental para 2020 enviado à Comissão Europeia em 15 de outubro, o Governo reviu em baixa a meta do défice em contas nacionais em uma décima, para 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB).

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas