Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ritmo de reabilitação urbana "praticamente inalterado" com aumento

O nível de atividade de reabilitação urbana manteve-se "praticamente inalterado" no mês de outubro, registando um aumento de 0,2%, em termos homólogos, revelou hoje a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Ritmo de reabilitação urbana "praticamente inalterado" com aumento
Notícias ao Minuto

14:01 - 25/11/19 por Lusa

Economia reabilitação urbana

"Constata-se que o índice que mede o nível de atividade se mantém, pelo terceiro mês consecutivo, praticamente no mesmo nível do registado no ano passado", avançou a AICCOPN, com base nos dados obtidos num inquérito mensal aos empresários do setor da construção que atuam no mercado da reabilitação urbana.

Em outubro deste ano, a atividade de reabilitação urbana verificou "um aumento de apenas 0,2% face ao apurado em outubro de 2018", indicou a associação do setor da construção civil.

De acordo com os dados da AICCOPN, a variação do nível de atividade de reabilitação urbana foi de "apenas de 0,6%" em setembro, em termos homólogos.

No mês de agosto, o índice que mede o nível de atividade registou "uma variação marginalmente positiva", com "um ligeiro aumento de 0,2%", em termos homólogos.

Assim, os dados de agosto, setembro e outubro confirmam um abrandamento do ritmo de crescimento da reabilitação urbana, dinâmica que se verificou a partir de abril deste ano, mas com maior intensidade nestes três meses.

Em abril, a reabilitação urbana cresceu 11,5%, em termos homólogos, representando uma descida de 1,8% face ao mês anterior, confirmando-se a "tendência de abrandamento".

Segundo a informação do barómetro, a atividade de reabilitação urbana registou "um forte aumento de 27,2%" em janeiro, em termos homólogos, e de 1% face ao último mês de 2018, pelo que o ano de 2019 teve um início "muito positivo no segmento da reabilitação urbana", confirmando a "tendência de crescimentos significativos observada nos últimos meses".

Relativamente à evolução da carteira de encomendas das empresas neste segmento do mercado, o nível das obras em carteira manteve "uma trajetória de recuperação" em outubro, com um crescimento de 5,7% face ao apurado no mesmo mês de 2018.

Quanto à produção contratada em meses, ou seja, o tempo assegurado de laboração a um ritmo normal de produção, foi apurado em outubro "um prazo médio ponderado de 7,9 meses, valor ligeiramente acima dos 7,6 meses apurados no mês anterior", segundo os dados do setor.

Fundada em 1892, a AICCOPN é uma associação de âmbito nacional que representa cerca de 8.000 empresas do setor da construção civil e obras públicas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório