Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Já declarou o beneficiário efetivo? Prazo termina no final do mês

Desde o dia 1 de novembro e até 20 de novembro foram submetidas mais de 6.500 declarações.

Já declarou o beneficiário efetivo? Prazo termina no final do mês
Notícias ao Minuto

09:01 - 25/11/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia beneficiário efetivo

O prazo para declarar o beneficiário efetivo - para as entidades que ainda não o fizeram em outubro - termina no final do mês, lembra o Ministério da Justiça, em comunicado, esta segunda-feira. Quer isto dizer que associações, fundações ou outros fundos têm até 30 de novembro para entregar o Registo Central do Beneficiário Efetivo (RCBE). 

De acordo com a tutela, o RCBE pretende "identificar todas as pessoas que controlam uma empresa, fundo ou entidade jurídica de outra natureza. Este registo visa reforçar a transparência, a confiança e a segurança das transações económicas entre as entidades nacionais e internacionais que operam em Portugal, de acordo com a Quarta Diretiva Europeia contra o Branqueamento de Capitais", pode ler-se no mesmo comunicado. 

Neste âmbito, o Instituto de Registos e Notariado criou um guia que reúne toda a informação sobre o RCBE e ao qual pode aceder para esclarecer todas as suas dúvidas, nomeadamente como preencher a declaração e quem está obrigado a fazê-lo. 

Os dados do Governo revelam que até ao dia 31 de outubro de 2019, mais de 384 mil entidades sujeitas a registo comercial submeteram a declaração. Desde o dia 1 de novembro e até 20 de novembro foram submetidas mais de 6.500 declarações RCBE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório