Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Em semana de Black Friday, as promoções já não duram só um dia

A Black Friday é um dia de promoções importado dos EUA, que tem como objetivo impulsionar as vendas antes do Natal.

Em semana de Black Friday, as promoções já não duram só um dia
Notícias ao Minuto

09:28 - 25/11/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Black Friday

A Black Friday - ou sexta-feira negra, na tradução em português - é um dia em que várias marcas fazem promoções para impulsionar as vendas, no período que antecede o Natal. A verdade é que este evento já não dura apenas um dia: começou por se prolongar até ao fim de semana e, agora, até já há marcas que fazem promoções toda a semana. 

É, por isso, natural que receba várias mensagens ou emails a alertar para o Black Weekend ou para a Black Week - fim de semana negro ou semana negra - porque as marcas estão a aproveitar esta altura do ano para aumentar o volume de negócios. 

Aliás, este dia é quase como o pontapé de saída do aumento do consumo associado ao período de Natal. 

"O BlackFriday surge nos EUA, sendo um dia com preços mais baixos, de forma a impulsionar as vendas no período prévio ao Natal. Em Portugal assistimos a uma adoção do conceito, mas em muitas circunstâncias alargado a vários dias (em muitos pontos de venda o BlackFriday corresponde a um fim de semana completo)", refere Mafalda Ferreira, professora do IPAM, em respostaa algumas questões colocadas pelo Notícias ao Minuto

Compras de Natal a preços mais baixos

Por causa dos descontos e promoções, esta altura é aproveitada por muitos para a realização das compras de Natal, a quase um mês de antecedência da época festiva. 

"A génese do conceito é exatamente favorecer a antecipação das compras de Natal. Naturalmente que sendo no final de novembro é aproveitado por muitos consumidores, uma vez que permite efetuar compras com preços mais baixos", indica Mafalda Ferreira. 

Porém, há uma curiosidade interessante, é que o reforço da posição da Black Friday pode estar relacionado com a importância que os portugueses - e os clientes, no geral - atribuem aos saldos, promoções e descontos. 

"A Black Friday enquadra-se no contexto de eventos que visam dar resposta à valorização que os consumidores fazem das promoções. No contexto atual o ambiente promocional é decisivo para os consumidores que procuram a melhor relação qualidade/preço", adianta a docente do IPAM

Mais de metade tenciona fazer compras, mas é necessário estar atento

Um estudo divulgado na semana passada pela Google Portugal revela que mais de metade (63%) dos portugueses pondera este ano fazer compras na Black Friday. Os números "mostram que a data do Black Friday "está cada vez mais enraizada em Portugal e é hoje um dos grandes momentos de consumo dos portugueses", apontou a Google Portugal.

Porém, é necessário que tenha atenção, principalmente quando as compras são feitas online. Já várias entidades emitiram alertas e recomendações, mas mostramos-lhe os conselhos mais recentes, divulgados pela GNR, que podem ser consultados aqui

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório