Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Agência Fitch mantém rating de Portugal com perspetiva "positiva"

A agência de notação financeira reiterou o rating de Portugal em BBB e manteve a perspetiva positiva para a evolução da qualidade da dívida soberana.

Agência Fitch mantém rating de Portugal com perspetiva "positiva"
Notícias ao Minuto

21:06 - 22/11/19 por Notícias Ao Minuto

Economia Fitch

A Fitch informou, esta sexta-feira, que decidiu manter o rating da República Portuguesa em 'BBB' (dois níveis acima do lixo), com perspetiva "positiva", destacando como pontos fortes da economia portuguesa "a manutenção da estabilidade política e institucional" e "o maior nível de rendimento per capita".

Em comunicado divulgado hoje, e citado pela agência Lusa, a Fitch indica que o rating que atribui a Portugal tem em conta "os pontos fortes institucionais", indicadores de governança e nível de rendimento per capita mais elevado face a outros países com o mesmo rating, de 'BBB' - o penúltimo nível de investimento de qualidade, dois níveis acima do 'lixo'.

Acrescenta ainda a Fitch que "perspetiva positiva é suportada pela melhoria das contas públicas".

Em reação, o Ministério das Finanças, tutelado pelo ministro Mário Centeno, destaca que esta avaliação surge "depois de a DBRS ter decidido, em outubro, aumentar a notação da República", o que mostra que "as principais agências internacionais apresentam uma perspetiva positiva para a dívida soberana portuguesa, antecipando assim futuras subidas de rating".

Mais, refere a tutela. No que respeita à orientação das finanças públicas, "a Fitch acompanha as perspetivas do Governo para o saldo orçamental", para a "redução sustentada do rácio da dívida pública e uma estratégia de gestão da dívida prudente", que passa pelo alargamento da maturidade média dos títulos de dívida, pela diversificação da base de investidores e "manutenção de uma almofada de liquidez adequada".

De acordo com o calendário da atualização dos ratings previsto para este ano, a Fitch foi a última a pronunciar-se sobre Portugal. A 13 de setembro, a agência Standard & Poor's (S&P) reviu de estável para positiva a sua perspetiva sobre o rating de Portugal, mantendo a avaliação da dívida portuguesa em 'BBB'. E antes, a 9 de agosto, a Moody's subiu igualmente a perspetiva da dívida pública portuguesa, de estável para positiva, mantendo o rating em 'Baa3', um nível acima do 'lixo'.

O rating é uma classificação atribuída pelas agências de notação financeira que avalia o risco de crédito (capacidade de pagar a dívida) de um emissor, que pode ser um país ou uma empresa. Cada agência de rating tem a sua própria escala de avaliação, mas em todas a melhor classificação é o triplo A (AAA) e as letras C ou D indicam avaliações em que o investimento é considerado de risco ou especulativo (vulgarmente designado 'lixo').

[Notícia atualizada às 21h27]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório