Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Comunicações. Nestas situações pode 'rasgar' contrato (sem penalização)

Rescindir contrato pode significar uma despesa adicional, mas nem sempre.

Comunicações. Nestas situações pode 'rasgar' contrato (sem penalização)
Notícias ao Minuto

07:30 - 24/11/19 por Notícias ao Minuto

Economia Telecomunicações

Rescindir um contrato com uma operadora de telecomunicações antes do prazo pode significar uma despesa adicional, relacionada com a indemnização que tem de pagar. Ou não. Há situações em que este pagamento não é obrigatório.

O ComparaJá.pt reuniu estas situações. Conheça-as: 

  1. Uso do direito de livre resolução - "Desde logo, nos casos em que o contrato de telecomunicações tenha sido realizado à distância (através do telefone, pela Internet ou com um vendedor porta-a-porta), os consumidores dispõem de um prazo de 14 dias – a contar da celebração do contrato ou do dia em que ficou acordado verbalmente – para cancelar livremente os serviços sem quaisquer custos e sem precisarem de dar um motivo à operadora. Trata-se do chamado direito de livre resolução."
  2. Incumprimento por parte da operadora - "Se a operadora não assegurar parte ou a totalidade dos serviços que o cliente contratou, este pode rescindir o contrato com a operadora em questão sem ter de pagar uma penalização, pois trata-se de uma situação de incumprimento contratual. Os consumidores podem ainda ter direito a uma indemnização se houver danos que sejam consequência desse incumprimento ou se esta possibilidade estiver prevista no contrato."
  3. Falecimento - "Em caso de falecimento de um consumidor, esta situação deve ser comunicada à operadora mediante a apresentação de uma certidão de óbito. Perante uma ocorrência como esta, o contrato caduca e faz sentido que não haja lugar à aplicação de uma penalização."
  4. Alteração de circunstâncias"Fora dos cenários acima assinalados, as situações que justificam rescindir o contrato com a operadora sem penalização têm de ser motivadas por uma alteração anormal de circunstâncias que impeça o consumidor de continuar a cumprir o contrato nos termos em que o mesmo foi acordado, nomeadamente: Desemprego de um ou dos dois membros de um casal; emigração ou mudança de morada."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório