Meteorologia

  • 16 DEZEMBRO 2019
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 15º

Edição

PSI20 segue positivo acompanhando otimismo da Europa

A bolsa de Lisboa seguia hoje a negociar em alta, mantendo a tendência da abertura, a acompanhar o otimismo da Europa, com o BCP a subir mais de 2% e a puxar pelos ganhos.

PSI20 segue positivo acompanhando otimismo da Europa
Notícias ao Minuto

09:42 - 22/11/19 por Lusa

Economia PSI20

Cerca das 8h50 (hora em Lisboa), o principal índice, o PSI20, seguia a avançar 0,64% para 5.205,91 pontos, com 13 ações em alta, três em alta, duas em baixa e três inalteradas.

Os CTT eram o título que mais subia, avançando 1,87% para 3,06 euros, seguidos da Altri e do BCP, ambos em alta de 1,38%, para 5,87 euros e 0,21 euros, respetivamente.

A Galp avançava 0,83% para 15,21 euros, a beneficiar da subida do preço do petróleo nos últimos dias, e a Jerónimo Martins subia 0,88% para 14,76 euros.

Do lado das perdas, seguiam apenas a EDP e a REN, a recuarem 0,28% e 0,37% para 3,63 euros e 2,72 euros, respetivamente.

Lisboa seguia alinhada com as principais bolsas europeias, que estavam hoje em alta, à espera de diversos indicadores macroeconómicos relevantes e apesar de se manter a incerteza sobre o potencial acordo comercial entre Washington e Pequim.

De acordo com o analista da XTB, André Pires, os mercados europeus acordam ligeiramente mais esperançados, com as declarações otimistas do presidente chinês Xi Jinping, que reforçou o desejo de Pequim chegar a um acordo de primeira fase com os Estados Unidos.

Em Portugal, o clima de otimismo poderá estar a beneficiar das altas expectativas de que a agência de 'rating' Fitch eleve a avaliação da dívida de longo prazo de Portugal, de "lixo" para BBB+, refere.

Hoje os investidores estão pendentes da publicação de vários indicadores relevantes como o PMI da indústria transformadora e dos serviços da Alemanha e da zona euro, bem como de uma intervenção da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.

A nível cambial, o euro abriu hoje a subir no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,1080 dólares, contra 1,1063 dólares na quinta-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em janeiro de 2020 abriu hoje em baixa, a cotar-se a 63,62 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, contra 63,97 dólares na quinta-feira.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório