Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Setor pede que eurodeputados votem pelo Intergrupo de Turismo Sustentável

As confederações europeias das atividades turísticas apelaram hoje a que os eurodeputados votem pelo reestabelecimento do Intergrupo de Turismo Sustentável, argumentando que, pelo seu impacto na economia europeia e múltiplos desafios, o setor merece um intergrupo próprio.

Setor pede que eurodeputados votem pelo Intergrupo de Turismo Sustentável
Notícias ao Minuto

13:29 - 21/11/19 por Lusa

Economia Turismo

"O setor turístico apela aos membros do Parlamento Europeu para que votem, no seio dos seus grupos políticos, no sentido do apoio ao reestabelecimento do Intergrupo de Turismo Sustentável", indica um comunicado hoje divulgado pela NET- Network for the European Private Sector in Tourism.

Esta plataforma integra as diversas confederações europeias das atividades turísticas, designadamente a ECTAA e a confederação europeia das agências de viagens, de que faz parte a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

A plataforma argumenta que "atendendo à sua natureza horizontal, ao seu impacto na economia da União Europeia (UE), e aos seus múltiplos desafios, o turismo merece ser ouvido através de um intergrupo próprio".

Segundo o comunicado, entre 2014 e 2019, "o Intergrupo de Turismo provou ter um importante papel na coordenação de todas as áreas impactadas pelo turismo, contribuindo para o crescimento económico e de empregos na Europa", tendo feito a cobertura de "diversos tópicos, incluindo a gestão de vistos e de fronteiras, sustentabilidade, digitalização, economia das plataformas, alimentação, saúde, proteção do consumidor, taxas turísticas e acessibilidades, entre outros".

A NET recorda que o turismo é a terceira maior atividade socioeconómica na Europa, representando 27,3 milhões de empregos, incluindo 13 milhões de empregos diretos para a economia da UE, e dois milhões de empresas, contribuindo em cerca de 10% para o Produto Interno Bruto (PIB) da UE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório