Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

5G: Nowo/Oni defende "condições preferenciais" para novos operadores

O presidente do Conselho de Administração da Nowo/Oni, Miguel Venâncio, defendeu hoje, em declarações à Lusa, que deve haver "condições preferenciais" para novos operadores e "'roaming' nacional" no âmbito do 5G (quinta geração móvel).

5G: Nowo/Oni defende "condições preferenciais" para novos operadores
Notícias ao Minuto

11:18 - 21/11/19 por Lusa

Economia 5G

Questionado sobre o 5G, o responsável considerou que a tecnologia "é necessária para o desenvolvimento das telecomunicações e do comércio em geral", adiantando que a tecnologia "deve entrar o quanto antes".

No entanto, há questões que "são mais estruturantes" do que a data de arranque da tecnologia, acrescentou.

"O que defendemos em relação ao 5G é que deve haver condições preferenciais para novos entrantes e defendemos também que deve haver 'roaming' nacional", afirmou, apontando que estas "são questões importantes e estratégicas para o mercado e para novos entrantes".

Sobre se os trabalhos preparatórios relativamente ao 5G deveriam ter começado mais cedo, Miguel Venâncio disse: "Neste momento, os 'timings' para nós estão adequados".

De acordo com o calendário indicativo proposto pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), o início do leilão de atribuição das licenças para o 5G decorrerá em abril do próximo ano (2020), estando o seu encerramento previsto para junho, pelo que a conclusão dos procedimentos de atribuição de DUF (direitos de utilização de frequência) será entre junho e agosto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório