Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Motoristas de transporte de passageiros do Norte mantêm greve em dezembro

Os motoristas do setor privado de transporte de passageiros do Norte vão manter a greve agendada para todo o mês de dezembro, depois de terem falhado novamente as negociações com a ANTROP com vista ao pagamento dos retroativos.

Motoristas de transporte de passageiros do Norte mantêm greve em dezembro
Notícias ao Minuto

21:12 - 20/11/19 por Lusa

Economia Transporte

O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN) reuniu hoje, no Porto, com a Associação Nacional de Transportes de Passageiros (ANTROP) para discutir os serviços mínimos, tendo havia uma nova tentativa para chegar a acordo.

Em declarações à Lusa, o coordenador do STRUN, José Manuel Silva, revelou que a proposta de pagamento de dois meses de retroativos foi novamente colocada em cima da mesa pela ANTROP, mas, tal como da primeira vez, foi rejeitada pelo sindicato que reclama o pagamento de 300 euros, "30 euros por mês, desde fevereiro, mais o subsídio de férias".

Na terça-feira, o presidente da ANTROP, Luís Cabaço Martins, afirmou que aceitar este pagamento seria desrespeitar os outros sindicatos, mas admitiu, "no limite" uma solução de compromisso, como por exemplo o pagamento de um mês de retroativos.

"Não fazia sentido agora pagar os retroativos desde fevereiro quando tiveram a oportunidade de assinar o acordo e não o fizeram", declarou Luís Cabaço Martins.

"Esta greve é absurda. É um sindicato que rejeita aumentos salariais. É ridículo", referiu, garantindo não ser verdade que a ANTROP faltou ao acordado.

De acordo com um comunicado da STRUN, a greve é para ser feita às folgas e feriados, assim como nos restantes dias às duas primeiras e últimas horas de cada dia, entre as 00:00 do dia 02 de dezembro e as 24:00 de 01 de janeiro de 2020.

Segundo o sindicato, no dia 09 de novembro decorreu mais uma reunião de negociações com a ANTROP, "onde depois de se ter obtido consenso em quase todas as matérias, veio, por fim, a ANTROP dar o dito por não dito no que diz respeito aos retroativos a atribuir aos trabalhadores".

O STRUN adianta no mesmo documento que inicialmente a ANTROP afirmou que, caso chegassem a acordo, "aplicaria os retroativos a todos os associados desde fevereiro", mas, mais tarde "veio dizer que apenas paga a partir da assinatura do acordo".

Na referida reunião foi possível chegar a acordo em matérias como o "agente único", as diuturnidades ou as horas noturnas. Contudo, no que respeita à subida da disponibilidade para quatro horas e à não acumulação do subsídio de alimentação com a refeição em deslocado, foi possível chegar a um entendimento.

"Como podem verificar, o acordo estava praticamente feito. A ANTROP, no final, é que roeu a corda no que diz respeito ao pagamento dos retroativos como estava acordado", refere ainda o STRUN no comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório