Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Bolsa de Wall Street negoceia em baixa no início da sessão

A bolsa de Wall Street negociava hoje em baixa no início da sessão, após a China ter ameaçado os EUA com "fortes represálias", na sequência da aprovação de um projeto de lei sobre direitos humanos em Hong Kong.

Bolsa de Wall Street negoceia em baixa no início da sessão
Notícias ao Minuto

15:29 - 20/11/19 por Lusa

Economia mercados

Pelas 14h46 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones cedia 0,24% para 27.871,20 pontos e Nasdaq perdia 0,18% para 8.556,04 pontos.

Por sua vez, o índice alargado S&P 500 fixava-se em 3.114,96 pontos, menos 0,18%.

O Governo chinês condenou hoje a aprovação pelo Senado dos Estados Unidos de um projeto de lei de apoio aos direitos humanos e à democracia em Hong Kong, e ameaçou Washington com "fortes represálias".

"Esta lei ignora os factos e a verdade [...] e interfere descaradamente nos assuntos de Hong Kong, que são assuntos internos da China. É uma violação grave do direito internacional e das regras básicas que regem as relações internacionais", sublinhou, em comunicado, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Geng Shuang.

Este porta-voz também advertiu que a China responderá com "fortes represálias" se a legislação for aprovada, a fim de "defender a sua soberania e os interesses de desenvolvimento".

O texto prevê sanções contra as autoridades chinesas e da antiga colónia britânica que cometam abusos de direitos humanos e exige uma revisão anual do estatuto económico especial que Washington concede ao centro financeiro.

De acordo com a leitura de Pequim, "a situação atual de Hong Kong não tem nada a ver com direitos humanos ou democracia. A questão proeminente é acabar com a violência de uma vez por todas, restaurar a ordem e garantir o Estado de direito", disse Geng.

Na terça-feira, a bolsa de Nova Iorque negociou mista, com o índice Dow Jones a recuar 0,11% para 27.934,02 pontos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório