Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Metro do Porto: Sete consórcios têm 90 dias para apresentar

Sete consórcios foram escolhidos para, nos próximos 90 dias, apresentar as propostas de empreitadas da nova linha Rosa e do prolongamento da linha Amarela do Metro do Porto, num total de 307 milhões de euros, revelou hoje a empresa.

Metro do Porto: Sete consórcios têm 90 dias para apresentar
Notícias ao Minuto

11:48 - 20/11/19 por Lusa

Economia Metro do Porto

Numa nota enviada à Lusa, a Metro do Porto acrescenta que o arranque das obras, uma a realizar na cidade do Porto e outra em Vila Nova de Gaia, está previsto para os "próximos meses".

A empresa notou que os concursos para a expansão do metro "estão na reta final" e que desde terça-feira que os sete concorrentes estão informados de que dispõem de 90 dias para apresentar as propostas de empreitada.

"Com a aprovação pelo Conselho de Administração da Metro do Porto, SA. dos relatórios dos júris dos concursos, para a fase de pré-qualificação, os concorrentes vão ser convidados a apresentar propostas para a execução" das linhas, refere ainda a empresa.

Depois de os concorrentes submeterem as propostas, caberá ao júri dos concursos, "segundo os critérios de avaliação -- qualidade técnica das propostas e preço - propor a adjudicação das obras".

A Metro do Porto revelou a 20 de agosto que seis empresas candidatas à construção da Linha Rosa, no Porto, foram consideradas aptas, enquanto sete foram pré-qualificadas para a extensão da Linha Amarela em Vila Nova de Gaia.

Na ocasião, a empresa revelou que 11 consórcios foram considerados "aptos a construir as novas linhas do metro", sendo que, relativamente à nova Linha Rosa, o júri pré-qualificou seis das 10 candidatas e, para a linha Amarela, foram pré-qualificadas sete das 11 empresas que apresentaram propostas.

A empreitada acrescentará seis quilómetros e 10 milhões de novos clientes à rede do Metro.

Em causa está o prolongamento da Linha Amarela, entre Santo Ovídio a Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia, e a construção da Linha Circular (Linha Rosa), entre os Aliados/Praça da Liberdade e a Casa da Música, no Porto.

No início de abril, quando foram lançados os concursos para as duas obras, o ministro do Ambiente apontou para três anos, em 2022, a conclusão das empreitadas.

O aviso publicado no Diário da República (DR) indica "42 meses" (quatro anos) como "prazo de execução do contrato" da construção da linha Rosa do Porto, com o valor base de 175 milhões de euros.

Quanto à obra de Vila Nova de Gaia, o prazo de execução previsto no DR é de "34 meses" (dois anos e dez meses), com o valor base de 95 milhões de euros.

O Metro do Porto opera atualmente em sete concelhos da Área Metropolitana do Porto através de uma rede de seis linhas, 67 quilómetros e 82 estações, utilizadas anualmente por cerca de 60 milhões de clientes, de acordo com dados da empresa.

A frota da Metro do Porto é, atualmente, constituída por 102 veículos: 72 do tipo Eurotram e 30 do tipo Tram-train.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório