Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Banco cooperativo alemão vai cobrar pelos depósitos de novos clientes

Um banco cooperativo alemão, o Volksbank Raiffeisenbank Fuerstenfeldbruck, perto de Munique, anunciou hoje que vai cobrar aos seus novos clientes pelos depósitos a partir do primeiro euro.

Banco cooperativo alemão vai cobrar pelos depósitos de novos clientes
Notícias ao Minuto

21:13 - 19/11/19 por Lusa

Economia Volksbank

A entidade explica, no seu site, que não cobrará aos clientes que já têm conta no banco, mas no caso de novas contas correntes, estas ficam a salvo até ao valor de 20 mil euros.

Desta forma, o banco transfere para os clientes os juros que o Banco Central Europeu (BCE) cobra pelo excesso de reservas, que é de 0,5%.

Alguns bancos alemães anunciaram que iriam cobrar aos seus clientes por depósitos muito altos, por exemplo, de 50 mil ou 100 mil euros por depositante.

A taxa de juros sobre depósitos bancários do BCE é, atualmente, de, pelo menos, 0,5%, mas desde 30 de setembro que o banco central introduziu um sistema de dois níveis para a remuneração de excesso de liquidez.

O BCE não cobra aos bancos até seis vezes mais dos seus requisitos mínimos de reserva.

O multiplicador será o mesmo para todas as entidades, sendo definido pelo BCE para que não influencie indevidamente as taxas de curto prazo do mercado monetário na área do euro.

Na Alemanha mantêm-se fortes críticas à política monetária do BCE devido a taxas de juros muito baixas, uma vez que a população prefere depositar as poupanças em contas bancárias, em vez de investir.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório