Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2019
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Edição

Trabalhadores: Cerca de 39% recebe contactos fora do horário de trabalho

Os dados foram divulgados pelo INE e revelam que esta situação é mais frequente entre as mulheres.

Trabalhadores: Cerca de 39% recebe contactos fora do horário de trabalho

Mais de metade da população diz não ter sido contactada profissionalmente fora do horário de trabalho, mas há uma percentagem de pessoas, cerca de 39%, que recebeu chamadas sobre trabalho fora do horário laboral, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), esta terça-feira. 

"Mais de metade da população empregada (55,3%) refere nunca ter sido contactada profissionalmente fora do horário de trabalho durante os últimos dois meses. Esta situação é reportada mais frequentemente por mulheres (59,7%) que por homens (50,9%)", pode ler-se no relatório

Quer isto dizer que cerca de 39% das pessoas empregadas registaram estes contactos: 20,2% uma ou duas vezes; 13,2% mais do que duas vezes e com expectativas de diligências e 5,8% mais do que duas vezes, mas sem expectativas de diligências.

O relatório mais alargado sobre a Organização do trabalho e do tempo de trabalho, relativo ao 2.º trimestre, revela que para 64,7% da população empregada, o horário de trabalho é decidido pela entidade empregadora, clientes ou disposições legais e não pelo próprio - independentemente de o decidir com ou sem restrições.

Além disso, para 67,6% da população empregada parece ser fácil ou muito fácil ausentar-se, por motivos pessoais ou familiares, do seu local de trabalho por um curto período de tempo – uma ou duas horas – avisando no próprio dia ou na véspera.

Para 42,8% da população empregada (46,2% entre os homens e 39,4% entre as mulheres) é fácil ou muito fácil tirar um ou dois dias de férias planeados com pouca antecedência. Esta percentagem é mais baixa entre os trabalhadores por conta de outrem (39,9%).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório