Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Preços na produção industrial caem 2% em outubro

Os preços na produção industrial caíram 2,0% em outubro em relação ao mesmo mês de 2018, sendo o preço da energia o principal responsável pela queda, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Preços na produção industrial caem 2% em outubro
Notícias ao Minuto

11:43 - 19/11/19 por Lusa

Economia industrial

Segundo o INE, a taxa de variação homóloga do índice de preços na construção foi -2,0% em outubro (-1,8% no mês anterior), referindo que "esta variação foi particularmente influenciada pelo agrupamento de energia (contributo de -1,4 pontos percentuais), que passou de uma variação homóloga de -6,2% em setembro para -6,6% no período em análise.

Excluindo este agrupamento, os preços na produção industrial registaram uma diminuição de 0,7% (variação de -0,6% em setembro), acrescenta.

As secções das Indústrias Transformadoras e de Eletricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio apresentaram contributos de, respetivamente, -1,1 e -0,9 pontos percentuais, em resultado de diminuições de 1,2% e 10,5% (variações de -0,8% e -12,6% no mês anterior, pela mesma ordem).

Já na variação mensal, o índice de preços na produção industrial aumentou 0,1%, superior em 0,4 pontos percentuais à observada em setembro. O principal contributo para esta variação foi igualmente dado pelo agrupamento de Energia (0,2 pontos percentuais), em resultado do aumento de 0,8%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório