Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

IHS Markit vê recessão de 0,7% este ano em Angola e dívida nos 91%

A consultora IHS Markit reviu hoje a perspetiva de evolução da economia de Angola, antevendo agora uma recessão de 0,7% este ano devido aos desequilíbrios orçamentais, redução da produção de petróleo e à pressão sobre as divisas.

IHS Markit vê recessão de 0,7% este ano em Angola e dívida nos 91%
Notícias ao Minuto

11:22 - 19/11/19 por Lusa

Economia Angola

"A IHS Markt baixou a perspetiva de crescimento do PIB de Angola em 2019 para uma contração de 0,7%", disse a analista Thea Fourie à Lusa, argumentando que "a contenção orçamental, garantido pelo apoio do FMI numcontexto preços baixos do petróleo, combinada com a produção abaixo do esperado e as pressões de liquidez externas são a razão desta previsão".

Em declarações à Lusa no seguimento da revisão da projeção do crescimento da economia mundial para 2,6% este ano e 2,5% em 2020, a analista diz que a evolução da economia de Angola motivou também uma revisão da projeção para o rácio da dívida pública face ao PIB no final do ano, que subiu agora para 90,9%.

"Este crescimento do peso da dívida vai continuar a pressionar as obrigações do Governo no cumprimento da dívida, nas necessidades de liquidez em moeda estrangeira e nos esforços de consolidação orçamental", aponta a analista.

Sobre a desvalorização do kwanza nas últimas semanas, Thea Fourie diz que o panorama deverá manter-se e isso vai motivar cortes na taxa de juro ainda este ano.

"A forte desvalorização do kwanza face ao dólar durante outubro vai limitar o Banco Nacional de Angola, que deverá cortar ainda mais a taxa de juro durante 2019", afriam, prevendo que a desvalorização prossiga em 2020 devido aos baixos preços do petróleo nos mercados internacionais e ao "grande diferencial que vai persistir" entre a taxa de câmbio oficial e o mercado paralelo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório