Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

PSI20 em alta com BCP a puxar por ganhos e Jerónimo Martins a pressionar

A bolsa de Lisboa seguia hoje a negociar em ligeira alta, mantendo a tendência da abertura e em linha com as congébneres europeias, com o BCP a puxar pelos ganhos e a Jerónimo Martins a pressionar as negociações.

PSI20 em alta com BCP a puxar por ganhos e Jerónimo Martins a pressionar
Notícias ao Minuto

10:11 - 19/11/19 por Lusa

Economia Bolsa de Lisboa

Cerca das 09:00 (hora em Lisboa), o principal índice, o PSI20, seguia a avançar 0,19% para 5.273,61 pontos, com 10 ações em alta, seis em baixa e duas inalteradas.

A Mota Engil e a Sonae Capital eram as empresas que mais subiam, avançando 2,30% e 1,62% para 2,14 euros e 0,81 euros, respetivamente.

Seguiam-se as ações do BCP igualmente em alta de 1,61% para 0,21 euros e as da Galp que avançavam 0,10% para 15,23 euros.

Do lado das perdas, a liderança pertencia à Jerónimo Martins, que seguia a recuar 0,76% para 14,94 euros, seguida da Sonae que deslizava 0,65% para 0,92 euros.

A EDP seguia também em baixa de 0,45% para 3,75 euros.

De acordo com o diário de bolsa do BPI, o mercado nacional continuará fundamentalmente condicionado pela conjuntura externa, "negociando assim 'ao sabor' dos mercados europeus".

"Prova disso tem sido o comportamento de ações mais cíclicas ou sensíveis ao comércio internacional", sinaliza.

Segundo a Bloomberg, os mercados internacionais estão numa fase de esperar para ver, em resultado do clima comercial (EUA- China) e político (com o 'Brexit' e as eleições antecipadas do Reino Unido).

"Esse clima estagnante tem especial impacto em economias mais frágeis, como a de Portugal. Mas também na Europa, as sessões iniciam pouco expressivas", destaca o analista da XTB, André Pires

As bolsas europeias seguiam a negociar entre os ganhos de 0,56% de Madrid e os 0,15% de Paris.

Hoje à noite, os investidores estarão atentos ao primeiro debate entre o primeiro-ministro Boris Johnson e o líder do partido Trabalhista em preparação das eleições gerais antecipadas do próximo dia 12 de dezembro, e com a saída da União Europeia adiada para 31 de janeiro no horizonte.

Quanto a lançamento de dados com impacto no mercado, refere André Pires, a Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) divulga as vendas de automóveis ligeiros de passageiros na Europa em outubro, e nos Estados Unidos, destaque para a divulgação dos dados relativos às licenças para construção de casas e ao arranque de novas construções em outubro.

"Os investidores esperam que estes dados indiquem crescimento. Caso contrário, o mercado pode ser atingido por algum pessimismo", indica.

O euro seguia a negociar nos 1,107 dólares, enquanto o preço do crude Brent - de referência na Europa- subia para os 2,32 dólares.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório