Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Operação de dívida sénior não preferencial com procura muito considerável

O administrador financeiro (CFO) da CGD, José de Brito, fez, em declarações à Lusa, um balanço positivo da emissão de dívida sénior não preferencial do banco, salientando que a operação teve uma "procura muito considerável".

Operação de dívida sénior não preferencial com procura muito considerável
Notícias ao Minuto

18:34 - 18/11/19 por Lusa

Economia CGD

A emissão de dívida sénior não preferencial da CGD, no montante de 500 milhões de euros, a cinco anos e com uma taxa de juro de 1,25%, teve uma procura sete vezes superior à oferta, sendo a primeira emissão deste tipo de dívida realizada por um banco português, no seguimento da aprovação do seu enquadramento legal.

Tratou-se de "uma procura como há muito não se via para um banco português", acrescentou o administrador financeiro da Caixa Geral de Depósitos (CGD), adiantando que esta operação insere-se nos requisitos de resolução, segundo os quais a CGD tem de emitir 2.000 milhões de euros em dívida subordinada até 2022.

Este montante tem que ver com a dívida subordinada que os bancos europeus com importância sistémica são obrigados a emitir para fazer face a eventuais resoluções.

A operação de emissão de dívida sénior não preferencial decorreu agora porque o banco considerou que "o mercado está num bom momento", acrescentou José de Brito.

"Pareceu-nos a altura adequada" e a "procura foi muito considerável", reforçou o administrador financeiro.

José de Brito disse que até 2022, e para cumprir os requisitos de resolução, a CGD irá emitir dívida no montante de 500 milhões de euros por ano.

Questionado sobre o tipo de dívida a ser emitida, o administrador financeiro explicou que pode ser "deste ou outro tipo".

Destacou que o número de ordens nesta operação foi "muito expressivo", tal como a distribuição geográfica.

A emissão foi colocada exclusivamente junto de investidores institucionais, na sequência do 'roadshow' que teve lugar nos dias 14 e 15 de novembro em Lisboa, Paris e Londres, durante o qual a CGD realizou reuniões com 40 investidores.

Ao todo foram recebidas "cerca de 220 ordens, ultrapassando os 3.500 milhões de euros", refere a Caixa Geral de Depósitos em comunicado.

Por distribuição geográfica de colocação junto dos investidores, o Reino Unido representou 28%, França e Portugal 16% cada um, Holanda e Espanha 8% cada e Itália 7%.

Por tipo de investidores, as gestoras de ativos tomaram mais de 70% do total da emissão.

A emissão insere-se no plano de financiamento definido para o cumprimento dos requisitos MREL ('Minimum Requirements for own funds and Eligible Liabilities') fixados pelo Banco de Portugal, de acordo com decisão do Conselho Único de Resolução.

A operação foi conduzida por cinco bancos: Caixa BI, HSBC, Morgan Stanley, NatWest Markets e Société Générale.

Esta é a primeira vez que o banco público foi ao mercado de dívida desde junho de 2018, no âmbito do processo de recapitalização, no valor de 4,9 mil milhões de euros.

Em 21 de junho, a CGD emitiu 500 milhões de euros em dívida 'tier2' a contar para o reforço de capital.

Esta emissão é a terceira colocada nos mercados de dívida internacionais desde o início da implementação do Plano Estratégico 2017-2020, todas com diferentes níveis de subordinação, melhorando o risco da Caixa, refere a instituição.

"A receção e interesse manifestados por parte dos investidores refletem a evolução positiva registada pela CGD na implementação do plano, nomeadamente pela melhoria de rentabilidade, solvabilidade e qualidade dos ativos, traduzindo-se numa significativa diminuição do custo de financiamento da CGD", refere a instituição, no comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório