Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Proposta para aumentos com base na inflação de 2019 é "insultuosa"

O Jornal de Negócios avança, esta segunda-feira, que o Governo se prepara para aumentar os salários do próximo ano com base na inflação deste ano, uma medida que a Frente Comum consideram "insultuosa" para os trabalhadores.

Proposta para aumentos com base na inflação de 2019 é "insultuosa"
Notícias ao Minuto

12:59 - 18/11/19 por Notícias ao Minuto

Economia Frente Comum

Em reação à notícia do Jornal de Negócios de que o Governo se prepara para aumentar os salários da Função Pública do próximo ano com base na inflação deste ano, que é mais baixa, a Frente Comum considera que esta é uma medida "insultuosa". 

Em comunicado enviado às redações, este sindicato revela que, a confirmar-se esta medida, "estaremos perante o prolongar de um congelamento que dura já há 10 anos". 

Em causa, sublinhe-se, está a notícia avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Negócios que dá conta que, ao contrário da tradição, o Governo prepara-se para usar a inflação deste ano, entre 0,3% e 0,4%, e não a de 2020 como referência para os aumentos da Função Pública

"Não será aceitável que o aumento salarial para 2020 se baseie na inflação para esse ano, muito menos que se calcule com base na inflação de 2019, manobra que consideramos ser de um ilusionismo inaceitável", refere a Frente Comum, no mesmo comunicado. 

De acordo com a estimativa do Governo, a inflação deverá ficar nos 1,6% em 2020, um valor considerado incomportável pela equipa do Ministério das Finanças como referência para os aumentos em causa. Por este motivo, a hipótese de aumentar os salários com base na inflação do próximo ano está já afastada, estando a ser ponderada a hipótese de usar a inflação deste ano — mais baixa que a prevista para 2020 — como referência.

"Os trabalhadores da Administração Pública saberão dar resposta a esta afronta do Governo, exigindo um aumento real dos salários (90 euros por trabalhador em janeiro de 2020) que ponha fim a mais uma década de perda de poder de compra", conclui a Frente Comum. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório