Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

S&P: Aumento de capital do BAD mostra apoio dos acionistas

A agência de notação financeira S&P disse hoje à Lusa que o recente aumento de capital do Banco Africano de Desenvolvimento demonstra o apoio dos acionistas e beneficia o 'rating' atribuído a esta instituição.

S&P: Aumento de capital do BAD mostra apoio dos acionistas
Notícias ao Minuto

12:32 - 18/11/19 por Lusa

Economia S&P

"Na nossa opinião, o sétimo aumento de capital, no valor de 115 mil milhões de dólares (103 mil milhões de euros), dos quais 6% são pagos agora e os 94% são coletáveis em caso de necessidade, é uma demonstração de contínuo apoio dos acionistas", disse a Standard & Poor's.

"Este apoio dos acionistas está incorporado como uma das principais vantagens do ponto de vista da análise da qualidade do crédito", acrescentaram os analistas, que atribuem o rating de triplo A, o mais elevado, ao BAD.

A 31 de outubro, os acionistas do BAD reuniram-se em Abidjan para aprovar o aumento de capital desta instituição financeira multilateral.

O capital autorizado aumenta em 115 mil milhões de dólares (103 mil milhões de euros), dos quais 6,9% serão pagos em dinheiro pelos acionistas durante o período de 10 anos, e os restantes 108 mil milhões de dólares (96,7 mil milhões de euros) terão a forma de capital disponível se o banco o pedir aos acionistas.

Até final do ano, os acionistas serão ainda chamados a decidir sobre o 'reabastecimento' do montante de capital do Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD), que pode manter-se, ou aumentar 5%, 7,5% ou 10%, e cobre geralmente um período de três anos, sendo que o atual termina em 2020, e que teve um envelope financeiro de 7 mil milhões de dólares (6,2 mil milhões de euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório