Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

A pensar no Natal? Seis ideias de prendas originais que ajudam a poupar

Se já está a pensar nas prendas que quer comprar para o Natal e quer optar por ideias úteis e originais... acabou de entrar no artigo certo.

A pensar no Natal? Seis ideias de prendas originais que ajudam a poupar
Notícias ao Minuto

12:00 - 18/11/19 por Notícias ao Minuto

Economia Natal

Os melhores presentes nem sempre chegam dentro de uma caixa, embrulhados em papel ou com um laço. Por vezes, as ideias mais originais nem se quer são físicas. Se procura dar um presente 'fora da caixa' e que ainda ajude a outra pessoa a poupar algum dinheiro, este artigo é ideal para si. 

"Oferecer um objeto físico pode trazer felicidade instantânea, mas não perdura no tempo. As memórias e aprendizagens são ofertas que podem acompanhar as pessoas ao longo da vida", refere o portal Educação e Informação, da Associação Mutualista Montepio.

Tome nota destas seis ideias: 

  1. Conta-poupança, ideal para uma pessoa de qualquer idade - "É um presente que faz sentido oferecer em qualquer idade, dos 0 aos 65 anos. Aos mais pequenos, oferecer uma poupança é o primeiro passo para assegurar o futuro financeiro deles e garantir que, quando chegar a hora de irem para a faculdade, o dinheiro não será um constrangimento."
  2. Consulta de finanças pessoais, ideal para quem vai casar - "Se tem um tio, primo, irmão ou amigo que vai casar, ofereça-lhe de presente umas horas com um consultor financeiro. É um presente perfeito e verdadeiramente útil para orientar os casais no caminho financeiro certo e ajudá-los a criar um plano para atingir determinadas metas, como comprar casa ou poupar para a reforma."
  3. Subscrição em plataforma de streaming, ideal para quem está na casa dos 20 - "A Netflix tem, por exemplo, cartões-oferta à sua disposição, que pode adquirir online ou em lojas físicas. O valor da oferta pode ir dos 25 aos 150 euros. Se preferir oferecer uma subscrição da HBO, paga por mês 4,99 euros. Ao final de um ano, o custo total é de 59,88 euros. No caso de optar pelo serviço da Amazon Prime, a mensalidade é de 5,99 euros, sendo que os novos subscritores apenas pagam 2,99 euros nos primeiros seis meses. Neste registo, pagaria ao final de um ano 53,88 euros."
  4. Curso online, ideal para quem está a precisar 'daquela' ajuda profissional - "É o presente ideal para oferecer a alguém que está numa encruzilhada profissional: desempregado, descontente com o seu emprego ou que queira adquirir novas competências, para aumentar os rendimentos."
  5. Aulas de culinária, ideal para solteiros que gastem demasiado dinheiro em take away - "Hoje dia há inúmeros locais onde pode adquirir aulas de culinária, dirigidas a todos os públicos. Desde aqueles que não sabem estrelar um ovo, aos que já dominam várias técnicas e querem aprender um estilo novo."
  6. Experiência original, ideal para quem está a precisar de uma dose de felicidade - "Vários estudos revelam que as experiências fazem as pessoas mais felizes do que coisas. E a razão reside naquilo que os investigadores denominam de 'adaptação'. Ou seja, a satisfação que obtemos quando abrimos um presente e recebemos um gadget, brinquedo ou roupa, por exemplo, esgota-se em pouco tempo, porque rapidamente nos habituamos a esses itens. Como resultado acabamos por desejar ter cada vez mais coisas, para voltar a encontrar essa felicidade perdida."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório