Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Sindicato "muito satisfeito" com resultados da greve na Navigator

Um dos sindicatos responsáveis pela greve de quatro dias nas unidades industriais do grupo Navigator, que termina à meia-noite de hoje, declarou-se "muito satisfeito" pelo resultado alcançado, alegando que três fábricas não produziram papel.

Sindicato "muito satisfeito" com resultados da greve na Navigator
Notícias ao Minuto

18:44 - 16/11/19 por Lusa

Economia Navigator

Em declarações à Lusa, Paulo Ferreira, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro Norte (SITE CN), disse que a unidade da Figueira da Foz do grupo Navigator "não produziu papel, as instalações estiveram fechadas e não saiu nenhum camião".

Na Figueira da Foz, a paralisação estendeu-se à pasta de papel - cuja máquina, segundo Paulo Ferreira, incorpora a pasta na produção de papel, enquanto em Setúbal também as duas máquinas de papel estiveram paradas, revelou.

Quanto à unidade de Vila Velha de Rodão, distrito de Castelo Branco, "a produção também foi bastante afetada, com as duas máquinas paradas", embora esta indústria produza "guardanapos e não papel de fotocópia" como acontece na Figueira da Foz, sublinhou.

Já a unidade da Navigator de Cacia, no distrito de Aveiro, "foi a única onde não houve adesão [à greve] pelos trabalhadores e se houve foi residual", admitiu o sindicalista.

Paulo Ferreira voltou a destacar que a paralisação de quatro dias decorreu "pela primeira vez em conjunto" nas quatro unidades industriais da Navigator, promovida por três sindicatos de diferentes localizações geográficas.

"O que prova que o plano de carreiras [uma das reivindicações dos grevistas] é abrangente para todos", frisou.

O dirigente do SITE CN revelou, por outro lado, que na segunda-feira as comissões de trabalhadores de Vila Velha de Rodão, Setúbal e Figueira da Foz vão reunir para avaliarem os resultados da greve e discutir futuras ações.

"Este processo não acaba aqui, a luta continua", enfatizou.

Contactada pela Lusa, fonte oficial do grupo The Navigator Company disse que a empresa não tem mais comentários a fazer sobre a greve.

Em declarações anteriores, na quarta-feira, primeiro dia da paralisação, a Navigator reafirmou que "não encontra justificação para esta greve", lembrando que a empresa "reduziu o horário de trabalho de 40 para 39 horas semanais em 2019 e para as 38 horas semanais a partir de 2020".

Um fundo de pensões garantido a todos os seus trabalhadores e prémios de performance de mais de 80 milhões de euros atribuídos aos seus colaboradores nos últimos cinco anos foram outros dos argumentos do grupo empresarial para contestar a paralisação.

Na altura, o grupo empresarial adiantou que na fábrica de Aveiro não existia "nenhum trabalhador em greve" e que duas das três fábricas de papel de Setúbal estavam a funcionar, não indicando, no entanto, dados sobre a situação das unidades da Figueira da Foz e Vila Velha de Rodão.

Entretanto, em nota divulgada na sexta-feira, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) anunciou ter questionado o Governo sobre a situação nas empresas do grupo Navigator e as reivindicações dos trabalhadores.

No texto, assinado pelos deputados Sandra Cunha, Joana Mortágua, José Soeiro e Isabel Pires e dirigida à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o BE pergunta se têm existido "ações inspetivas" às empresas do grupo Navigator, "nomeadamente com fundamento em discriminação salarial ou com base em inadequado enquadramento de carreiras" e quais os resultados dessas ações inspetivas.

Os deputados bloquistas pretendem ainda saber se o Governo "está disponível para promover a negociação entre as estruturas representativas dos trabalhadores e as empresas, com vista a alcançar um acordo que permita ir ao encontro das reivindicações dos trabalhadores e ao cumprimento da lei".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório