Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Mulheres vão ter "papel fundamental na mudança" do mundo de língua árabe

As mulheres vão ter "um papel fundamental na mudança" do mundo de língua árabe, afirmou em entrevista à Lusa a diretora-geral da AJ+, Dima Khatib, que considerou que ainda há "um longo caminho a percorrer".

Mulheres vão ter "papel fundamental na mudança" do mundo de língua árabe
Notícias ao Minuto

11:55 - 16/11/19 por Lusa

Mundo Mulheres

Questionada como vê a evolução do mundo árabe no último ano, a jornalista síria afirmou que a situação agravou-se e que ainda "pode piorar".

"As pessoas estão cansadas. Vimos isso na Argélia este ano, no Sudão, no Líbano e no Iraque. As pessoas estão cansadas e assim vão continuar até não terem nada a perder", prosseguiu a diretora-geral da AJ+, projeto detido pela Al Jazeera Media Network.

"Vejo ao longo do caminho luz, mas vai ser um longo caminho a percorrer" e "acho que as mulheres terão um papel muito importante na mudança do mundo de língua árabe", continuou.

Isto porque as mulheres passaram a ter "acesso à educação" e assim que "sentirem o poder do conhecimento vão deixar de aceitar serem submissas", considerou.

"Isso está a chegar. Podes usar maquilhagem e permitir certas coisas" como "conduzir", afirmou, aludindo 'aos direitos' das mulheres na Arábia Saudita.

Mas, "conduzir um automóvel no século XXI? É uma piada! Claro que é algo para celebrar, mas é muito tarde e é preciso fazer mais" e o processo "não para aqui", disse Dima Khatib.

"Tem de ir mais longe que isso e eu acho que as mulheres vão ter um papel fundamental", reiterou, apontando exemplos de figuras femininas, quer no Sudão, quer no Iraque, que se assumem como "verdadeiras líderes" e "são jovens".

"Essas são as pessoas que vão começar o caminho em direção ao futuro", rematou.

Na entrevista à Lusa, em Lisboa, Dima Khatib afirmou que o combate à desigualdade de género não tem uma "resposta universal", defendendo que é preciso encontrar a "solução adequada" para cada comunidade e culturas diferentes.

A jornalista considera que o combate à desigualdade de género é um desafio para todos, e não há uma "resposta universal" para o problema.

"Precisamos de mergulhar em todas as situações para procurar a solução adequada para a desigualdade de género em diferentes comunidades e diferentes partes do mundo e culturas", afirmou.

Para Dima Khatib, não basta aparecer com uma "quota 50%/50%" [metade homens, metade mulheres] e o mundo "fica feliz".

Isto porque a medida "não vai funcionar num lugar onde a mulher não está preparada para os 50%/50%", destacou a jornalista nascida em Damasco.

"Até pode funcionar aonde as mulheres são qualificadas" e isso serve de "empurrão", mas se elas não têm qualificações e são "colocadas no lugar errado", numa situação em que não aptas, o efeito será contrário, ou seja, "pior", argumentou.

Mais do que instituir quotas, Khatib defende a aposta no aumento das capacidades ('empowerment') das mulheres.

Por exemplo, no mundo árabe, onde Dima Khatib vive, os desafios são diferentes de outras regiões.

"Há a questão óbvia de falta de diversidade, mas também preconceito contra as mulheres", apontou, acrescentando ainda a questão educação e de falta de oportunidades.

"Mas também há guerras, desastres, situações extraordinariamente difíceis para homens e mulheres", mas normalmente são as mulheres que mais sofrem, continuou. Porque têm menos acesso à educação, ao emprego ou a uma evolução da carreira profissional.

E, em alguns destes lugares do mundo árabe, à semelhança de outras regiões do mundo, a tecnologia, que também é uma ferramenta para combater as desigualdades, está muito longe de poder resolver os problemas.

"Quando se tem uma situação como a Síria ou Iémen, quando as mulheres ficam" com o papel de serem a principal fonte de rendimento de uma família, uma vez que os homens morreram, "não têm qualificações porque nunca tiveram acesso a isso, o que é que a tecnologia vai fazer", questionou.

"A tecnologia é apenas uma ferramenta. Podemos usá-la para combater ou melhorar as coisas. Ou resolver e arruinar", afirmou, concluindo que não é "a solução".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório