Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Governo são-tomense entrega Orçamento de 159 milhões para 2020

O Governo são-tomense entregou hoje ao parlamento o projeto do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2020, avaliado em 159 milhões de dólares, e as Grandes Opções do Plano, anunciou o ministro do Planeamento e Finanças.

Governo são-tomense entrega Orçamento de 159 milhões para 2020
Notícias ao Minuto

18:43 - 15/11/19 por Lusa

Economia São-Tomé

Segundo Osvaldo Vaz, deste 159 milhões de dólares (quase 143 milhões de euros), o Governo liderado por Jorge Bom Jesus projeta que mais de metade do valor tenha origem em receitas internas - ou seja, 52,4 por cento, o que corresponde a 78 milhões de dólares (70,6 milhões de euros), sendo que o restante será proveniente das receitas externas.

"Nós estamos a lutar para que nesse exercício possamos suportar as nossas despesas correntes", disse Osvaldo Vaz, sublinhando que para as despesas de investimento, o país "ainda terá que depender em cerca de 90 por cento do apoio externo".

O governante referiu que este orçamento foi elaborado com a "colaboração e apoio" do Fundo Monetário Internacional (FMI), particularmente no que diz respeito à receita e despesas correntes.

Trata-se do primeiro orçamento do país cuja execução conta com mais 50% de receitas internas.

Osvaldo Vaz justificou que o executivo pretende fazer uma "gestão financeira cautelosa e disciplinar o país financeiramente", tendo sublinhado que essas projeções foram feitas "com sustentabilidade, analisadas e discutidas com o FMI".

"É a primeira vez que o FMI participa diretamente e opina na elaboração do orçamento do país", acrescentou Osvaldo Vaz, que não avança valores sobre a garantia do apoio externo para a execução das despesas de investimento, que diz rondar os 90 por cento.

Osvaldo Vaz não deu indicações da perspetiva do Governo quanto ao crescimento económico, referindo apenas que "até ao final do ano a taxa [de crescimento económico] será superior à do ano passado".

O ministro garantiu que a taxa de inflação poderá manter-se em 5,4%, valor registado em setembro e que o governante considera "muito bom".

Já o défice primário poderá manter-se igualmente em 2,1% e as reservas internacionais estão previstas para três meses e meio.

Osvaldo Vaz adiantou que o Governo está a negociar a nível da concertação social, partidos políticos e órgãos de soberania para se proceder a um reajuste salarial em 2020.

O Orçamento do Estado são-tomense em 2019 foi de 150 milhões de dólares, cerca de 134 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório