Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Esta app ajuda a organizar faturas. "Ideia é boa, mas pode melhorar"

A Keep Warranty corrigiu alguns problemas identificados pela DECO, mas a margem para melhorar ainda existe.

Esta app ajuda a organizar faturas. "Ideia é boa, mas pode melhorar"
Notícias ao Minuto

07:30 - 16/11/19 por Notícias ao Minuto

Economia app faturas

Chama-se Keep Warranty e é uma aplicação que permite guardar faturas para ser mais fácil as ter consigo na hora de ativar a garantia de um determinado produto. Ora, na opinião da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), a "ideia é boa", mas ainda há margem para melhorar. 

O objetivo é evitar aquilo que acontece na maior parte das vezes: quando precisa de trocar, devolver ou reclamar de um produto não sabe onde está a fatura. E provavelmente até já se livrou dela há muito. 

"A ideia é boa, pois resolve um problema comum: encontrar as faturas quando precisamos delas para ativar a garantia. É um método mais eficaz de organizar esses documentos e manter o controlo das garantias dos equipamentos, uma vez que a plataforma é orientada exclusivamente para o efeito", aponta a DECO.

Problema? É que isto não substitui a apresentação do documento em papel, caso os comerciantes a exijam. Mas há mais. 

A DECO analisou a app e concluiu que uma das coisas que está mal é o facto de a mesma ter acesso à localização do utilizador. "A empresa justifica a necessidade de obter esta informação com questões legais, para poder oferecer serviços regulados por autoridades locais (por exemplo, seguros) em países em que esta funcionalidade já existe", refere a associação.

Há outros problemas de segurança que, na opinião da DECO, devem ser melhorados. "O ideal seria que a app permitisse exportar as faturas, para o utilizador guardar uma cópia de segurança noutro formato, funcionalidade que ainda não existe", recomenda. 

Faturas em papel devem ser guardadas

Seja através desta app, de outra qualquer ou até mesmo de um bloco de notas para registar as faturas não se esqueça que deve guardar sempre os documentos em papel.

"Para alguns vendedores, é suficiente apresentar o número de contribuinte, o cartão de cliente ou uma cópia digital da fatura. Porém, outros podem desconfiar de que a cópia foi manipulada e exigir o documento real. Assim, mesmo que digitalize as faturas, não dispense a velha técnica de guardar as versões em papel numa pasta", refere a DECO. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório