Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

5G: Linha gratuita da Anacom de apoio na migração da TDT arranca hoje

A linha gratuita da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) para apoiar a população na migração da faixa 700 MHz da televisão digital terrestre (TDT) arranca hoje, anunciou o regulador.

5G: Linha gratuita da Anacom de apoio na migração da TDT arranca hoje
Notícias ao Minuto

12:31 - 15/11/19 por Lusa

Economia 5G

Quem tiver dúvidas sobre o processo de migração da faixa 700 MHz (megahertz) da TDT, essencial para o arranque da quinta geração móvel (5G), pode a partir de hoje ligar para o 800 102 002, uma linha de apoio gratuita disponibilizada pela Anacom para o efeito.

"Este número está disponível entre as 09:00 e as 22:00 todos os dias", refere a Anacom, em comunicado.

Em 27 de novembro, quando o emissor de Odivelas Centro passar do canal 56 para o canal 35, e no dia seguinte, adianta o regulador, esta linha "funcionará até às 24 horas, por ser expectável que mais pessoas contactem o 'call center' [centro de atendimento telefónico], uma vez que quando o emissor for alterado quem apenas tem TDT (televisão gratuita) ficará sem imagem no seu televisor".

Para voltar a ver televisão normalmente basta fazer a sintonia automática, utilizando para o efeito o comando de televisão ou do descodificador TDT, refere.

"O 'call center' da Anacom, além de dar informação e esclarecer dúvidas, também dará ajuda personalizada às pessoas que o contactem para obter apoio no processo de sintonia dos televisores ou descodificadores TDT. Se mesmo assim não conseguirem fazer a sintonia, a Anacom terá equipas técnicas no terreno que ajudarão a população a sintonizar os equipamentos", salienta o regulador, que sublinha que "este serviço é gratuito".

"Releva-se ainda que não será preciso substituir ou reorientar as antenas, trocar a televisão ou o descodificador, e ninguém terá que subscrever serviços de televisão paga", destaca a Anacom.

Esta informação "chegará a partir de hoje a 135 mil residências e estabelecimentos comerciais das zonas potencialmente abrangidas pela alteração de frequência do emissor de Odivelas Centro: todo o concelho de Odivelas; as freguesias de Lumiar, Carnide e Santa Clara, em Lisboa, e Encosta do Sol, na Amadora", refere.

Também a partir de hoje a Anacom disponibiliza no seu 'site' e portal do consumidor um vídeo que explica o processo de migração da TDT.

"Depois da alteração do emissor de Odivelas Centro, a 27 de novembro, o processo prosseguirá a nível nacional a partir do final de janeiro/início de fevereiro", conclui a Anacom.

A dona da Meo apresentou na quinta-feira à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) "o planeamento detalhado de migração da rede com a data de alteração de cada estação emissora, reiterando que o calendário apresentado e que consta da decisão é irreal e impossível de cumprir", referiu hoje a empresa, em comunicado.

Aponta que, "tendo em conta o atraso no anúncio da decisão (segunda semana de outubro) e os resultantes constrangimentos de calendário, muito salientados em comunicações anteriores, a Altice Portugal identifica como calendário possível de cumprir (e num cenário em que não se verifiquem mais atrasos), o início em 10 de fevereiro de 2020 e o fim em 24 de julho de 2020".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório