Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Mobilidade. Lisboa será palco do congresso ITS com neutralidade carbónica

O evento sobre mobilidade sustentável decorre entre os dias 18 e 21 de maio de 2020, em Lisboa.

Mobilidade. Lisboa será palco do congresso ITS com neutralidade carbónica
Notícias ao Minuto

08:35 - 15/11/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia ITS

A capital portuguesa vai acolher no próximo ano o primeiro congresso da Associação para o Desenvolvimento da Mobilidade e Transportes Sustentáveis (ITS Portugal) que quer compensar as emissões de carbono relacionadas com o evento. O objetivo é discutir e apresentar as soluções que existem atualmente no mercado e, sobretudo, falar sobre boas práticas no âmbito da mobilidade inteligente

"É o primeiro evento deste tipo em Portugal. Mostrar os grandes progressos que o país tem tido no âmbito da mobilidade é um objetivo mobilizador e que tem o potencial de trazer novos investimentos e parcerias para o país. Este evento irá também criar oportunidades para mostrar aos agentes do setor nacionais as boas práticas que se realizam nos diversos países europeus e muito em particular a importância da cooperação ao nível das organizações públicas e privadas que é, na minha perspetiva, o nosso ponto mais fraco", referiu Rui Camolino, presidente da direção da ITS Portugal, em resposta às questões colocadas pelo Notícias ao Minuto.

No evento vão participar instituições europeias, organismos de vários países europeus, fabricantes e utilizadores e, por isso, Rui Camolino diz estarem reunidas as condições para um "intercâmbio de ideias e soluções para os problemas que enfrentamos nos transportes, na mobilidade das pessoas e mercadorias e na logística para os quais procuraremos novas soluções e ideias que as empresas possam levar a cabo.

Questionado sobre os temas mais fortes deste evento, o presidente da organização aponta os sistemas e serviços inteligentes de transporte, os novos serviços de mobilidade, a digitalização e cadeia de valor dos dados,o desenho e operação das redes de transporte e o transporte de mercadorias e a logística.

Apesar de ainda faltarem uns meses para o congresso, a organização já apresentou os "traços gerais" do congresso num dia aberto, que aconteceu em setembro. "Foi um grande sucesso para a organização", descreveu Rui Camolino, que diz ter registado "um número significativo de empresas" com vontade de estarem em 'stands' na exposição.

O congresso da ITS Portugal conta com o apoio do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, do Ministério do Ambiente e Transição Energética e o do Mar, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório