"Este estudo apresenta, pela primeira vez, uma comparação feita com base na oferta de serviços com maior predominância entre os consumidores portugueses (os pacotes 3P [oferta tripla de serviços] e 4P [oferta quádrupla]", refere a Apritel.
O estudo, que considera a taxa de IVA e a atualização da paridade do poder de compra, refere que "os preços médios para os pacotes 3P (televisão, internet fixa e telefone) são 34% inferiores à média dos países da União Europeia analisados", ou seja, 38,60 euros face ao valor médio de 58,05 euros.
No que respeita aos pacotes 4P (televisão, internet fixa, telefone e telemóvel), os preços "são 20% mais baixos", ou seja, 59,94 euros em Portugal face ao valor médio de 75 euros, considerando a paridade do poder de compra.
"Para a comparação foram considerados 10 países europeus que mais se assemelham a Portugal em termos de qualidade e diversidade de oferta de serviços de comunicações eletrónicas", refere a Apritel, apontando Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Estónia, França, Hungria, Irlanda, Países Baixos e Reino Unido.
"Com esta análise a Apritel vem responder à questão 'quanto gastaria por mês um consumidor médio que, saindo de Portugal para um país da União Europeia, quisesse manter o nível de serviço?'", refere a associação de empresas.
O setor das comunicações eletrónicas português representa 2,3% da riqueza gerada pela economia (PIB) e emprega cerca de 18.000 pessoas.