Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

BCE considera que independência em política é maior que como supervisor

O membro da comissão executiva do Banco Central Europeu (BCE), Yves Mersch, considera que a independência da entidade na sua função de política monetária é "mais forte" do que a que tem como supervisor.

BCE considera que independência em política é maior que como supervisor
Notícias ao Minuto

11:43 - 12/11/19 por Lusa

Economia BCE

"É diferente o grau de independência que o BCE desfruta como autoridade de política monetária, por um lado, e como supervisor bancário, por outro", disse Mersch numa mesa redonda sobre a independência da banca central organizada pelo BCE.

"A fonte da independência e a função do BCE são diferentes nas duas funções e, por estas razões, a independência na função de política monetária é mais forte e está integrada mais firmemente no marco institucional da União Europeia (UE) que no caso da função supervisora", adiantou Mersch.

"A inflação foi baixa durante muito tempo em alguns países e parece que as pessoas se esquecem como era na era antes da independência", afirmou.

Os exemplos de bancos centrais cuja independência esteve comprometida e onde a inflação e as taxas de juro se afastaram de níveis sãos "deveriam servir como uma recordação útil", acrescentou.

Mersch instou a recordar que "as consequências possíveis de uma interferência política na política monetária continuam em vigor independentemente de o facto da inflação ser demasiado baixa ou demasiado alta".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório