Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Brasil anuncia pacote de medidas para gerar 1,8 milhões de empregos

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, assinou na segunda-feira um pacote de medidas para incentivar a criação de emprego no país, esperando gerar 1,8 milhões de novos postos de trabalho até ao final de 2022.

Brasil anuncia pacote de medidas para gerar 1,8 milhões de empregos
Notícias ao Minuto

06:32 - 12/11/19 por Lusa

Economia Emprego

O programa, denominado 'Verde Amarelo', foi lançado numa cerimónia no Palácio do Planalto, sede do Governo, em Brasília, é voltado exclusivamente para jovens entre os 18 e 29 anos que nunca tiveram um emprego formal, explicou o secretário especial de Trabalho e Previdência, Rogério Marinho, na cerimónia ao lado do chefe de Estado.

"Essa faixa etária tem o dobro da taxa desemprego e é por isso que foram escolhidos para serem beneficiados", afirmou Rogério Marinho à imprensa.

Entre as principais medidas anunciadas estão um salário máximo de até 1.497 reais (cerca de 326 euros), a flexibilização do trabalho aos domingos e mudanças jurídicas relacionadas a processos laborais.

O programa também reduz os custos para o empregador até 34%, e incentiva a concessão de microcréditos a pequenos empreendedores.

Com essas medidas, o Governo brasileiro espera reduzir a taxa de desemprego no país, que afeta 11,8% da população economicamente ativa, o que se traduz num total de 12,5 milhões de pessoas sem trabalho.

Segundo o Ministério da Economia, o programa apenas se aplica a novas contratações e não permite demissões para que antigos trabalhadores sejam substituídos por funcionários contratados por esta nova modalidade, embora não tenha sido esclarecido se a implementação do programa será inspecionada pelas autoridades.

O projeto prevê que as empresas possam contratar até 20% dos seus funcionários na nova modalidade até ao final de 2022. Os novos contratos, no entanto, não devem exceder o prazo máximo de dois anos.

O programa também prevê a reinserção de aproximadamente um milhão de brasileiros que se encontram de licença por incapacidade, além de incentivar a contratação de pessoas com deficiência, segundo o executivo.

Contudo, o programa hoje lançado não manteve a sua versão original, em que o Governo previa os mesmos benefícios para a contratação de pessoas com mais de 55 anos, segundo a imprensa local.

Na terça-feira última, o porta-voz da Presidência brasileira, Otávio Rêgo Barros, confirmou a integração desses trabalhadores no programa 'Verde Amarelo'.

"Um dos objetivos é o de reduzir os custos de contratação de jovens entre 18 e 29 anos e de pessoas acima de 55 anos que não estejam aposentadas", disse então Rêgo Barros aos jornalistas brasileiros.

Por se tratar de uma medida provisória, o programa 'Verde Amarelo' terá força de lei aquando da sua publicação em Diário Oficial da União,. Porém, para se tornar numa lei em definitivo, o projeto necessita do aval do Congresso brasileiro em até 120 dias.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório