Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Frutalmente triplica produção de romãs para 500 toneladas

A Frutalmente vai quase triplicar a produção de romãs da marca Adoora este ano para as 500 toneladas e espera atingir com este fruto 750 mil euros de faturação, avançou à Lusa a organização de produtores.

Frutalmente triplica produção de romãs para 500 toneladas
Notícias ao Minuto

19:26 - 11/11/19 por Lusa

Economia Frutalmente

"A Frutalmente vai triplicar a produção de romãs Adoora este ano, atingindo as 500 toneladas. Em 2018, o primeiro ano de arranque da produção, a Frutalmente colocou no mercado 200 toneladas deste fruto. Na campanha de 2019 regista-se, assim, um expressivo crescimento de 150%, tornando a Frutalmente num dos maiores produtores de romã do país", indicou, em comunicado, a organização fundada em 2012.

Questionada pela Lusa, fonte oficial da Frutalmente disse que a organização espera atingir, este ano, 750 mil euros de faturação com a produção de romãs, que se destina, quase na totalidade (99%), aos consumidores portugueses.

Em 2018, a organização representava 7% da produção nacional de romã, que atingiu as 2.889 toneladas segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

No total, a Frutalmente conta com 19 acionistas localizados no Ribatejo, Oeste e Alentejo, sete dos quais produtores de romã.

A época de produção de romã decorre entre setembro e novembro.

Paralelamente, com a entrada em produção de pomares, a Frutalmente espera aumentos na produção de 50% também em 2020.

Reconhecida como organização de produtores em 2013, a Frutalmente detém marcas como a Dona Uva (uvas de mesa) e a Adoora para frutos como, além das romãs, damascos, dióspiros, pêssegos, figos, maçãs, peras ou bagas goji.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório