Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Negócios da indústria caem em setembro pelo 2º mês consecutivo

Os negócios na indústria portuguesa caíram em setembro, pelo segundo mês consecutivo, resultando a descida de 2,1% das quedas do mercado nacional e do externo, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Negócios da indústria caem em setembro pelo 2º mês consecutivo
Notícias ao Minuto

14:28 - 11/11/19 por Lusa

Economia INE

A descida do volume de negócios da indústria em setembro, face ao mês homólogo anterior, abrandou face à queda homóloga de 5,8% em agosto.

Excluindo o agrupamento de energia, o índice de volume de negócios na indústria passou de uma redução de 1,5% em agosto para um crescimento de 1,4% em setembro.

"O agrupamento de energia deu o contributo negativo mais influente para a redução do índice total", explica o INE, sustentado numa queda de 12,8%, contra uma descida de 16,4% em agosto.

O índice de bens intermédios diminuiu 1,7%, contra uma descida de 6,2% no mês anterior, enquanto o agrupamento de bens de investimento deu o contributo positivo mais relevante, resultante do crescimento de 7,5% (13,4% em agosto), segundo o INE.

As vendas de bens de consumo passaram de uma diminuição de 2,2% em agosto para um aumento de 1,2% em setembro.

Os dados do INE revelam ainda que os índices relativos ao mercado nacional e ao mercado externo diminuíram 1,9% e 2,3%, respetivamente, contra reduções de 4,5% e 8% em agosto.

No terceiro trimestre deste ano, as vendas na indústria registaram uma queda homóloga de 2,2%, maior do que a descida de 1,7% no trimestre anterior.

Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas cresceram 0,9%, 3,6% e 0,4%, enquanto em agosto tinham aumentado 0,5%, 4,4% e 3,1%, pela mesma ordem.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório