Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Gigantes do comércio chinês batem recordes de vendas no Dia dos Solteiros

Os gigantes chineses do comércio eletrónico superaram os 50 mil milhões de euros em vendas a meio do dia de hoje na China, parte do "Dia dos Solteiros", o maior dia de compras do mundo.

Gigantes do comércio chinês batem recordes de vendas no Dia dos Solteiros
Notícias ao Minuto

10:27 - 11/11/19 por Lusa

Economia Dia dos Solteiros

As plataformas dos grupos Alibaba e JD.com conseguiram contrariar a tendência de abrandamento no retalho chinês, numa altura de desaceleração da economia chinesa, face a uma prolongada guerra comercial com os Estados Unidos.

Celebrado a 11 de novembro devido aos quatro 'um' que se combinam nesta data (11/11), que simbolizam a condição de solteiro, o dia começou a ser celebrado por estudantes universitários chineses, na década de 1990, como um Dia dos Namorados alternativo.

O Alibaba adotou o dia como uma ferramenta de marketing em 2008, ao que seguiram os concorrentes chineses JD.com ou o grupo retalhista de eletrónicos Suning.

No conjunto, 200.000 marcas e mais de um milhão de produtos, incluindo cerveja ou vinhos portugueses, aderiram à iniciativa este ano.

Milhões de chineses ficaram acordados durante a madrugada de hoje, para participar no festival de compras.

O Alibaba superou os dez mil milhões de yuan (1,29 mil milhões de euros) em vendas no espaço de um minuto e meio logo a seguir à meia-noite.

"Além de sozinhos, vamos acabar falidos", ironizou à Lusa, sobre a efeméride, a chinesa Cai Man, que aguardou até aos primeiros segundos de hoje para consumar as compras que planeara fazer nas últimas semanas.

O Alibaba, que opera as plataformas Taobao e Tmall, revelou que, nas primeiras doze horas de hoje, as vendas dos comerciantes nas suas plataformas totalizaram os 205.700 milhões de yuan (26.650 milhões de euros).

O JD.com reportou vendas de 179.400 mil milhões de yuan (23.200 mil milhões de euros).

O Alibaba inaugurou o evento na noite de domingo com um concerto da norte-americana Taylor Swift em Xangai, a "capital" económica da China.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório