Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Está a desperdiçar dinheiro? Nestas situações "provavelmente" sim

Há situações em que se gasta dinheiro desnecessariamente. Saiba quais e fique atento.

Está a desperdiçar dinheiro? Nestas situações "provavelmente" sim
Notícias ao Minuto

07:05 - 09/11/19 por Notícias ao Minuto

Economia Dinheiro

Ninguém gosta de desperdiçar dinheiro, mas a verdade é que muitas vezes acabamos por gastar em coisas sem necessidade. Entre comissões bancárias ou na prestação da casa, por exemplo, há despesas fixas que podem ser mais baixas, só tem de escolher a melhor opção. 

O ComparaJá.pt apresenta cinco situações em que "provavelmente" está a desperdiçar dinheiro. Tome nota e fique atento ao seu orçamento doméstico:

  1. O dinheiro que se esforça tanto por poupar todos os meses não está a render? "Se se empenha todos os meses para colocar de parte uma fatia dos seus rendimentos, o mais provável é que, devido aos efeitos da inflação, ao fim de algum tempo os seus esforços tenham sido em vão (...) E agora decerto vai perguntar: como saber se o produto financeiro em questão está a rendar acima da inflação? Simples. Tenha em mente a data em que pretende subscrever a aplicação financeira, veja qual é o valor previsto para a inflação nesse período e a este valor subtraia a rendibilidade oferecida pelo produto."
  2. Se tem um spread e uma TAEG elevados, transfira o empréstimo da casa - "A EURIBOR ainda está em terreno negativo e os spreads dos bancos estão cada vez mais baixos. O que quer isto dizer? Que ainda é a altura ideal para transferir o crédito habitação para outro banco que ofereça melhores condições."
  3. "Leve 2, pague 1". A promoção terá mesmo desconto? - "De falsas promoções está o mercado cheio. Especialmente se é daquelas pessoas que espera por dias como a Black Friday e a 'Cyber Monday' para fazer determinadas compras, deve ter a certeza de que os artigos que está a adquirir estão, de facto, com um preço mais baixo."
  4. Já olhou para o extrato e verificou quanto paga de comissões e anuidades? "Muitos bancos cobram comissões: estas estão presentes nas anuidades dos cartões de crédito, nas despesas de manutenção/gestão que normalmente são cobradas na sua conta à ordem todos os meses, no valor que paga por ter o cartão de débito, por realizar transferências ao balcão e ainda pelos livros de cheques."
  5. Serviços associados ao pacote de telecomunicações podem ter custos extra - "Gosta que as pessoas que lhe telefonam oiçam uma música enquanto não atende a chamada? Este serviço, chamado Waiting Ring, possui um custo mensal, embora possa haver ofertas gratuitas por parte de algumas operadoras. Verifique, na sua fatura dos serviços TV Net Voz, se está a pagar por isto sem saber."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório