Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Marcelo: "Não tememos o futuro, somos imparáveis, ninguém nos irá parar"

A quarta edição da Web Summit em Portugal terminou esta quinta-feira e coube ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o discurso de encerramento e o "até para o ano".

Notícias ao Minuto

16:45 - 07/11/19 por Notícias Ao Minuto

Economia Web Summit:

E vão quatro. A quarta edição da Web Summit em Portugal terminou pouco depois das 17h30 desta quinta-feira. O evento, que se realizou no Parque das Nações, em Lisboa, reuniu mais de duas mil startups, além de empresários, oradores e marcas de todo o mundo. 

"Obrigada às empresas, às startups e aos voluntários (...) Lisboa tornou-se o palco principal e a Web Summit conseguiu antecipar as grandes mudanças", começou por dizer o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a quem coube as honras do discurso de encerramento da maior cimeira de tecnologia da Europa.

"Portugal mudou com a Web Summit, porque não temos medo de falar sobre estes assuntos. Precisamos de instituições mais fortes, regras mais fortes, fortalecer a nossa democracia (...) não podemos deixar ninguém para trás, nenhum povo para trás", disse Marcelo, sendo fortemente aplaudido pela plateia. 

Marcelo Rebelo de Sousa terminou com um elogio às "gerações mais novas, que estão a viver como heróis esta revolução tecnológica", e em tom otimista: "Não tememos o futuro, somos imparáveis, ninguém nos irá parar".

"Falámos de privacidade, este ano, falámos sem medo de manipulação, que vem dos poderes políticos e económicos, porque sabemos que, infelizmente, a política e o direito estão muito atrasados no que respeita a enfrentar estes desafios", disse, numa intervenção de cerca de cinco minutos em inglês.

Terminado o discurso, e já em declarações aos jornalistas, Marcelo reforçou depois à saída do Altice Arena que "Portugal ganhou imenso com a Web Summit. Tenho ouvido muitas vezes argumentos como que isto custa uma fortuna, uns milhões, e até há voluntários que não são pagos com o estatuto laboral. Então, o que eu acho é o seguinte: primeiro, as pessoas muitas vezes não sabem os investimentos que vieram por causa da Web Summit".

Fundada em 2010 por Paddy CosgraveDaire Hickey e David Kelly, a Web Summit é considerada um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo e evoluiu em menos de seis anos de uma equipa de apenas três pessoas para uma empresa com mais de 150 colaboradores.

A cimeira tecnológica, que nasceu em 2010 na Irlanda, passou a realizar-se em Lisboa desde 2016, vai manter-se na capital até 2028, depois de, em novembro do ano passado, ter ficado decidida a permanência da conferência em Portugal por mais 10 anos, após uma candidatura com sucesso.

Veja, em direto, a cerimónia de encerramento da Web Summit:  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório