Meteorologia

  • 12 NOVEMBRO 2019
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

Remuneração bruta mensal sobe para 1.220 euros no 3.º trimestre

Os dados foram divulgados, esta quinta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatísticas.

Remuneração bruta mensal sobe para 1.220 euros no 3.º trimestre
Notícias ao Minuto

11:28 - 07/11/19 por Notícias ao Minuto 

Economia Remuneração

A remuneração bruta mensal média por trabalhador por posto de trabalho aumentou para  1.220 euros no terceiro trimestre deste ano, o que significa um aumento de 3%, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). 

"A remuneração bruta mensal média por trabalhador (posto de trabalho) aumentou 3,0% no terceiro trimestre de 2019, em relação ao mesmo período de 2018, e a componente regular daquela remuneração aumentou 2,8%, atingindo respetivamente 1.220 e 1.039 euros", pode ler-se no relatório do INE.

Estes resultados, apurados pelo INE, referem-se a cerca 4,2 milhões de postos de trabalho, correspondentes a beneficiários da Segurança Social e, pela primeira vez, a subscritores da Caixa Geral de Aposentações.

Em termos reais, tendo como referência a taxa de variação negativa do Índice de Preços do Consumidor, a remuneração bruta mensal média por trabalhador aumentou 3,2% e a componente regular aumentou 3,0%.

"Nos últimos quatro anos, a remuneração bruta mensal regular aumentou acima da média (7,3%) no setor de bens ou serviços transacionáveis (11,3%) e no dos não transacionáveis mercantis (7,8%). No setor dos não transacionáveis não mercantis, que integra as Administrações Públicas, o aumento foi 6,8%. Neste setor, a remuneração regular mantém-se persistentemente superior à média da economia (em cerca de 28% em setembro de 2019), refletindo em larga medida a diferente composição dos seus recursos humanos", refere o INE.

A agência de estatísticas salienta ainda que nos últimos dois anos se tem assistido a alguma convergência nas taxas de crescimento registadas nos três setores.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório