Meteorologia

  • 18 NOVEMBRO 2019
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 16º

Edição

Fim da guerra comercial à vista? China e EUA cedem terreno

Ministério do Comércio chinês anunciou que as duas partes chegaram a um acordo e registaram conversações "construtivas".

Fim da guerra comercial à vista? China e EUA cedem terreno

Poderá estar à vista o fim da guerra comercial, com as duas partes - China e EUA - a cederem terreno uma à outra, de acordo com a Bloomberg. Ao que tudo indica, os dois países terão chegado a um acordo para retirar as tarifas aplicadas de ambos os lados, mas por fases. 

"Nas últimas dias semanas, os principais negociadores tiveram discussões sérias e construtivas e chegaram a acordo para retirar as tarifas adicionais por fases, à medida que se avança no acordo", disse um porta-voz do Ministério do Comércio chinês, citado pela Bloomberg

O que é que falta, então, neste momento? Desde logo, fica a faltar uma confirmação por parte dos EUA, uma vez que o país ainda não se pronunciou sobre este possível acordo. 

Seja como for, a Bloomberg conta também que a assinatura do acordo poderá derrapar para dezembro, ao invés de se concretizar ainda este mês. 

Porém, caso a confirmação venha a acontecer, será um sentimento positivo para diluir os receios em torno da guerra comercial entre as duas partes, que tem penalizado os principais mercados. 

"A questão agora é se os dois lados realmente estão de acordo - o foco do mercado voltou-se para a reação dos EUA", disse o economista Tommy Xie, citado pela Bloomberg. "Os investidores ainda estão cautelosos". 

Em consequência destas notícias, as principais bolsas europeias abriram em terreno positivo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório