Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

CGD formaliza venda de 100% da Mercantile Bank ao Capitec Bank

A Caixa Geral de Depósitos formalizou hoje a venda de 100% do capital social da Mercantile Bank Holdings Limited (Mercantile) ao Capitec Bank Limited (Capitec) por cerca de 215 milhões de euros, indicou em comunicado da CGD.

CGD formaliza venda de 100% da Mercantile Bank ao Capitec Bank
Notícias ao Minuto

08:17 - 07/11/19 por Lusa

Economia Negócio

"A Caixa Geral de Depósitos (CGD) formalizou hoje a venda definitiva das ações representativas de 100% do capital social da Mercantile Bank Holdings Limited (Mercantile), ao Capitec Bank Limited (Capitec), por 3,56 mil milhões de rands sul-africanos (ZAR), cerca de 215 milhões de euros", explicou a Caixa num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A cerimónia de assinatura realizou-se em Joanesburgo, África do Sul, na sede da Mercantile, com a presença do administrador executivo da CGD, Francisco Cary, e do CFO do Capitec, André du Plessis.

De acordo com o mesmo comunicado, o processo de venda da Mercantile iniciou-se em 2017, e faz parte "do Plano Estratégico aprovado no âmbito do processo de recapitalização da CGD".

Este processo culminou com a "seleção pelo Conselho de Ministros, em novembro de 2018, do Capitec como adquirente das ações e com a conclusão, em outubro de 2019, do processo de aprovação pelas autoridades competentes", adiantou.

A CGD referiu que, depois desta venda, vai "continuar a trabalhar com o objetivo de cumprir integralmente os objetivos do Plano Estratégico".

"Além da racionalização do negócio internacional, a CGD tem também como objetivos a redução da sua estrutura de custos e do volume de ativos não-performantes do seu balanço, de forma a melhorar a sua rentabilidade", acrescentou.

De acordo com a Caixa, foi também hoje concretizado um acordo de cooperação entre a CGD, a Mercantile e o Capitec "o qual consubstancia o interesse das partes em continuar a cooperar comercialmente no futuro".

"O Capitec é uma das maiores e mais dinâmicas instituições de crédito na África do Sul", salientou a Caixa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório