Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

EIA revê em baixa preço do barril de petróleo para 57 dólares em 2020

A Administração de Informações Energéticas (EIA, na sigla em inglês) reviu em baixa o valor médio do petróleo para 57 dólares por barril para a primeira metade de 2020, conforme apontou a ERSE num boletim hoje divulgado.

EIA revê em baixa preço do barril de petróleo para 57 dólares em 2020
Notícias ao Minuto

19:45 - 06/11/19 por Lusa

Economia Petróleo

"Em meados de setembro de 2019 os ataques de que foram alvo algumas refinarias da Arábia Saudita levaram a uma subida acentuada do preço de petróleo durante alguns dias, não tendo contudo um impacto significativo no valor médio do mês 62,6 dólares [cerca de 56 euros] por barril, em queda face ao valor final do anterior trimestre", lê-se no último boletim 'Commodities' da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Neste contexto, a EIA reviu em baixa as suas previsões para o preço do brent, apontando para um valor médio do petróleo de 57 dólares por barril (cerca de 51 euros) para a primeira metade do ano de 2020.

De acordo com o regulador energético, no final do terceiro trimestre deste ano, o preço do carvão, por seu turno, apresentou uma "tendência de crescimento", registando no final de setembro de 2019 valores em torno dos 60 dólares por tonelada [cerca de 54 euros]".

Assim, no conjunto do terceiro trimestre, o valor médio foi de 57,4 dólares por tonelada (cerca de 52 euros), superior ao valor médio do segundo trimestre de 56,2 dólares por tonelada (cerca de 51 euros).

"Para 2020, o mercado perspetiva a continuação do aumento do preço desta 'commodity', com o preço do carvão a poder atingir valores a rondar os 69 dólares por tonelada [cerca de 62 euros]", apontou a ERSE.

Por sua vez, no que se refere ao gás natural, as cotações nos mercados 'Belgian Natural Gas Zeebrugge Beach' (ZEE), 'National Balancing Point' (NBP) e 'Title Transfer Facility' (TTF) apresentaram valor médios na ordem dos 11 dólares por megawatt-hora - MWh (cerca de 10 euros) no terceiro trimestre de 2019, uma redução face aos 14 dólares por MWh (cerca de 13 euros) registados no trimestre anterior.

Em termos de previsões, "a média dos contratos de futuros NBP para o primeiro trimestre de 2020 perspetiva uma subida para 20,7 dólares por MWh [cerca de 19 euros], seguida de uma ligeira subida para 20,9 dólares por MWh (cerca de 19 euros) no trimestre seguinte.

"Relativamente ao comportamento dos futuros HH ['Henry Hub'], é expectável que o preço desta 'commodity' se mantenha estável, a rondar os 8,6 dólares por MWh [cerca de 8 euros] nos dois primeiros trimestres de 2020", avançou o regulador energético.

Já no que refere às licenças de emissão de dióxido de carbono (CO2), o preço das 'European Union Allowances' (EUAs) manteve a tendência de crescimento no terceiro trimestre deste ano.

Neste período, o valor médio registado foi de 27 euros por tonelada, mais dois euros por tonelada, face ao verificado no trimestre anterior.

No que respeita aos contratos de futuros, "perspetiva-se uma estabilização dos preços das EUAs em 2019 e 2020, num valor ligeiramente acima dos 26 euros por tonelada".

O boletim 'Commodities' da ERSE analisa o comportamento dos mercados de combustíveis "que influenciam os preços de energia elétrica e de gás natural, com base em informação disponível até 30 de setembro de 2019".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório