Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Web Summit. As novidades (e melhorias) do segundo dia da cimeira

O Notícias ao Minuto participou no segundo dia da quarta edição da Web Summit em Portugal e conta-lhe como foi.

O segundo dia da Web Summit começou bem cedo. Por volta das 9h30 arrancavam os trabalhos no palco principal do Altice Arena, novamente com uma intervenção do fundador da cimeira Paddy Cosgrave. Até ao sol se pôr várias centenas de pessoas estiveram pelo Parque das Nações, em Lisboa. Acompanhe aqui, em direto, o terceiro dia na Web Summit.

A agenda prometia ser preenchida com nomes como  Michel Barnier, negociador da União Europeia para o Brexit, Ronaldinho, ex-futebolista e embaixador Teqball e Katherine Maher, CEO da Wikipedia - o Notícias ao Minuto fez um live durante a intervenção da empresária, pode ver aqui

E foi. Mais ainda para os participantes que desejam visitar os 'stands' de todas as marcas. Uma das produtoras da Web Summit dizia-nos, na segunda-feira, que ia ser difícil ver tudo e podemos mesmo garantir que sim. Até porque há muitos palcos para ver. Por exemplo, o futebolista Ronaldo esteve num dos palcos da Feira Internacional de Lisboa (FIL), a meio da tarde, acompanhado pelo ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira. 

Notícias ao MinutoRonaldo esteve no segundo dia da Web Summit© Notícias ao Minuto

Já o problema dos jornalistas estarem de pé parece ter sido resolvido, uma vez que durante a parte da tarde já havia uma zona da plateia destinada aos media - até porque é difícil para um jornalista trabalhar de pé, como começou por propor a organização. 

"Este ano a organização está bem pior"

Constrangimentos à parte (ou não), falámos com vários restaurantes junto ao recinto da Web Summit e o sentimento é contraditório: se uns ficaram mais satisfeitos com a forma como a noite de segunda-feira foi organizada, outros nem por isso. 

"Este ano a organização está bem pior", desabafou um dos donos de um restaurante nas redondezas em declarações ao Notícias ao Minuto. "Os participantes têm de andar muito desde a saída do recinto, a organização obriga-os a dar uma volta enorme e quando chegam aqui dizem que só têm 20 minutos para almoçar. É impossível", concluiu. 

Por outro lado, um restaurante também nas redondezas que até costuma folgar à segunda-feira, abriu de propósito. "A organização pediu-nos que estivéssemos abertos. E assim foi. Correu tudo muito bem", respondeu um dos funcionários, mostrando fotos e vídeos sobre o que se passou na noite anterior. 

O Notícias ao Minuto sabe que a organização montou duas tendas junto à zona da restauração, entre o Altice Arena e o hotel Myriad, uma decisão que terá agradado apenas a uma parte dos estabelecimentos. A outra queixa-se de que as pessoas não conseguiam passar por causa da empreitada, o que terá levado a uma menor afluência. 

Do protótipo de avião híbrido elétrico às trotinetes da Uber em Lisboa

Várias empresas aproveitam esta altura e o facto de a Web Summit estar a ser o centro das atenções para partilhar novidades e até mesmo lançar produtos. Por exemplo, a Airbus anunciou que o primeiro protótipo de avião híbrido elétrico será conhecido em 2021.

E se, por um lado, há empresas a retirar as trotinetes da capital portuguesa, também há quem as traga pela primeira vez. É o caso da Uber que lançou as trotinetes Jump em Lisboa - e já há algumas por aí a circular. 

Notícias ao MinutoUber apresentou as trotinetes Jump na Web Summit© Notícias ao Minuto

Na FIL tivemos também oportunidade para ouvir o presidente da Microsoft, Brad Smith, a propósito da presença da gigante de tecnologia na cimeira. Os presentes puderam ainda trazer o livro do empresário. Chama-se 'Tools and Weapons'. Os mais sortudos conseguiram o exemplar autografado e uma selfie com Brad Smith. 

À saída da cimeira, fomos 'recebidos' por uma artista que cantava o tema 'Back to Black' da Amy Winehouse (ver vídeo na galeria, em cima), uma boa forma de nos despedirmos deste segundo dia de Web Summit e de descansarmos para enfrentar o próximo. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório